Santa Catarina da Serra

Apesar dos tempos são conturbados que nos inibem de fazer grandes festas ou ajuntamentos, a paróquia de Santa Catarina da Serra não quis deixar de celebrar de forma intensa e simbólica este ano de aprendizagem sobre Jesus, vivida nos últimos meses de forma diferente, mas igualmente sentida.
Em 1930 a comunidade da paróquia de Santa Catarina da Serra deslocava-se pela primeira vez em peregrinação a Fátima.
Quanto ao futuro, nada sei, nem podemos prever até onde vai isto. Percebo que entre nós temos vivido o melhor possível com as iniciativas que já falei. Penso até que está aqui um potencial que precisamos aproveitar...
Momentos repletos de reflexão, aprendizagem, entrega e oração foram partilhados por 40 jovens e 15 animadores, com o padre Mário, nos passados dias 7 e 8 de março, na Casa Amarela, no Pedrogão.
Os participantes são crianças do 3º ano da catequese que se preparam para a Primeira Comunhão. Vieram das paróquias de Aljubarrota, Arrabal, Barreira, Marinha Grande, Reguengo do Fetal, Santa Catarina da Serra (Chainça) e São Bento.
O encontro realizou-se no dia 21 de fevereiro pelas 21h30 e contou com a presença do pároco, catequisandos e a comunidade no salão paroquial de Santa Catarina.
Neste cortejo tivemos pequenos momentos de teatro organizados pelos jovens do 11º ano e o grupo de jovens.
O desejo de visitar aqueles Lugares Santos, o desafio da aprendizagem e enriquecimento pessoal resultante da diversidade dos que fariam parte daquele grupo, durante uma semana, deram o último impulso.
Já começa a ser tradição a bênção das velas e também, a vinda das futuras mães à eucaristia das onze e trinta, para poderem receber a bênção e acender a vela.
Este encontro integra um conjunto de propostas que o SAV tem para os grupos da Diocese que se preparam para a Primeira Comunhão e para a Profissão de Fé.