Este ano de 2020 começou diferente e diferente do habitual continuou até agora. Veio carregado de novos desafios, que nos exigiram adaptações nas nossas rotinas, afazeres e compromissos. A correria do dia-a-dia parou, e fomos desafiados a estar mais tempo em casa do que o normal. Este tempo, serviu para refletirmos, pensarmos, para estarmos connosco e com o senhor, o que para muitos resultou uma relação mais forte com ele.
Foi por este motivo, que mantivemos a nossa vivência da nossa fé e decidimos continuar no caminho que nos levaria ao Sacramento da Confirmação.
Em março, quando fizemos o nosso retiro de dois dias no Pedrogão, ainda prevíamos que toda a preparação para a confirmação iria culminar em setembro. As adversidades fizeram-nos mudar o dia, mas não foi por isso que se tornou menos especial e importante na nossa vida, pelo contrário.
Foi, então, no dia 17 de outubro de 2020 que 42 jovens da nossa paróquia realizaram o sacramento da Confirmação. Uma celebração diferente, mais pequena, com menos pessoas, devido à atual situação, mas muito acolhedora e repleta de ânimo. Celebrou-se na nossa igreja Paroquial com a presença do Bispo D. António Marto que presidiu a eucaristia. Foi o término para nos tornarmos pedras mais vivas, protagonistas da vida da comunidade, agentes da evangelização na paróquia e fora dela.
Neste dia, com grande alegria, recebemos o Espirito com os seus dons e certos da promessa a Cristo, dissemos Sim como sinal do compromisso para com a Igreja. Que este sacramento nos permita descobrir o nosso lugar na Igreja, que nos torne mais fortes testemunhas do Evangelho e que entremos plenamente na missão a que o pai nos chama.
Não foi por acaso que este dia foi celebrado no fim-de-semana do dia mundial das missões, dia 18 de outubro. Ao sermos ungidos com o óleo perfumado pelo senhor Bispo, sinal da descida do Espírito Santo, neste dia, percebemos a importância de ser missionário no mundo e espalharmos o perfume de Cristo, do seu amor para a construção de um mundo melhor.
“Senhor quero fazer parte da tua vinha!”
Juliana Santos e Matilde Vieira