Santa Catarina da Serra fez Via Sacra pela 47.ª vez

Nesta tarde juntou-se uma grande multidão de cristãos de todas as idades, mas o dorso principal era dos jovens.
http://lefa.pt/?p=52241

Na tarde de domingo do dia 26 de fevereiro, primeiro Domingo da Quaresma, realizou-se a 47ª via-sacra dos Olivais a Fátima, tendo como base a temática da Jornada Mundial da Juventude, proposta pelo Papa Francisco: “Maria levantou-se e partiu apressadamente”.

A organização e animação da via-sacra coordenada pelo nosso padre Mário, contou com a colaboração do grupo de jovens JC Reincidência, dos jovens crismandos do 11º, dos grupos Say Yes e alguns membros do canto coral da paróquia de Santa Catarina da Serra. Também teve a importante colaboração de todos os membros das comissões das Igrejas da paróquia (os que tomaram posse recentemente e os que findaram o mandato), assim como da GNR, de modo a garantir a segurança de todos. Assim, foi possível caminhar os 12 quilómetros tranquilamente e focados no que realmente importava: a oração e o silêncio.

Nesta tarde juntou-se uma grande multidão de cristãos de todas as idades, mas o dorso principal era dos jovens. Todos juntos, a caminhar, com Jesus e sua mãe, Maria. Seguimos assim o exemplo da serva do Senhor que “levantou-se apressadamente e partiu.” Juntamente com Maria, partimos apressadamente a caminho das Jornadas Mundiais da Juventude, que se irão realizar em Portugal, em agosto.

Pelo caminho cantava-se, rezava-se, refletia-se sobre a nossa fé, sobre os nossos atos, sobre a nossa vida em Cristo… sobre a igreja e a comunidade… pedia-se pela paz, principalmente da Ucrânia… e fazia-se silêncio, que nos dias de hoje é tão importante!

Os jovens ficaram responsáveis por levar a grande cruz, na qual, em cada estação, se iam sendo colocadas bandeiras. A primeira foi a de Portugal, e logo as dos países onde já se realizaram as Jornadas Mundiais da Juventude, assim como de países que necessitam da nossa oração, para findar a guerra e o sofrimento.

Todos juntos e unidos em oração, como cristãos, fomos dando o nosso testemunho de fé, de união enquanto comunidade, e de Igreja viva, em movimento.

Chegámos a Fátima à 14ª estação mesmo ali à beira do Santuário, cansados, com os pés doridos, mas com o coração cheio e renovado de esperança e alegria!

Afinal, a via-sacra é mais uma oportunidade de crescimento e de aprofundamento da nossa fé, que todos devemos aproveitar! É um caminho espiritual, que nos ajuda a compreender melhor a pessoa de Jesus, e o Seu imenso amor por nós. Ele, que sofreu tanto por nós, ao ponto de se deixar matar, ensina-nos o verdadeiro significado do verbo amar!… Com a Sua morte na cruz, mostrou-nos que a nossa vida só faz sentido, quando a sabemos dar aos outros!

Que cada um de nós continue esta caminhada, individualmente, ou em grupo…em sua casa, nas suas famílias, na sua comunidade, enfim… é necessário que nos preparemos para a grande festa da Ressurreição do Senhor!

Um paroquiano

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email
Captura de ecrã 2024-04-17, às 12.19.04

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress