Santa Catarina da Serra unida na solenidade da Imaculada Conceição

Todos os lugares se reuniram na sua capela e igreja paroquial entre as 19h00 e as 20h30 para a vigília que foi inspirada nos textos da carta pastoral para o biénio de D António Marto, sobre a importância e grandeza da eucaristia.

A paróquia de Santa Catarina vem desde o ano de 1954 a fazer a veneração à Imaculada Conceição e ano após ano na noite de 7 para 8 de dezembro é feita a vigília e oração, de louvor a Jesus presente no Santíssimo Lausperene e a Maria.  Todos os ramos da freguesia veem até à igreja paroquial orar durante toda a noite até à missa paroquial da festa da Imaculada, dia 8 às 11h30, havendo tempo ainda durante a manhã para crianças e idosos e doentes. 

Neste ano de 2020, um ano completamente diferente de todos os outros e cheio de adversidades, não deixámos passar este momento tão precioso em vão!  

Todos os lugares se reuniram na sua capela e igreja paroquial entre as 19h00 e as 20h30 para a vigília que foi inspirada nos textos da carta pastoral para o biénio de D António Marto, sobre a importância e grandeza da eucaristia.  

Iniciámos o dia 7 de dezembro com a Eucaristia e, logo de seguida, a adoração, não podendo prolongar-se pela noite dentro devido ao recolhimento obrigatório de toda a população.  

Na manhã de 8 de Dezembro iniciámos novamente o momento de oração às 11h00 com as crianças e de seguida fez se o encerramento com a eucaristia das 11h30. No final, os adolescentes que estão a participar no Projeto Say Yes, que têm como objetivo preparar as jornadas mundiais da juventude em Lisboa em 2023, receberam das mãos do nosso pároco, o padre Mário Verdasca, o ícone de Nossa Senhora, bem como a cruz que os grupos já estão a elaborar desde o inicio do projeto! 

O elemento simbólico central deste ano é o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani que, à semelhança da cruz, irá acompanhar o percurso dos grupos. 

Deixamos uma mensagem de todos os “ramos” da nossa Paróquia: 

Chainça: “Neste dia da Imaculada Conceição, que Nossa Senhora, com o Seu exemplo, nos ajude a ser obedientes a Deus e nos guarde sob a proteção do Seu manto materno.” 

Vale Sumo (retirada da oração do biénio): “A força que nos dais, nos ajude a ser, para os outros, pão que alimenta e vinho que dá alegria.” 

Vale Tacão: Neste dia da Imaculada Conceição, confiamos-Te, Maria, este povo sofredor. Que possas ser alento e esperança para os que estão passando por momentos de grande sofrimento devido à pandemia e possas continuar a conceder-nos a Tua proteção. 

Loureira: “É uma bênção ver igreja cheia com crianças e adolescentes acompanhados pelo pai ou mãe, que lhes transmite proteção e ajuda, rezando juntos. “Eis aqui a tua mãe” Jesus dirige estas palavras a cada um de vós. Pede-vos que recebais Maria como mãe na vossa casa porque é ela que vos educa e vos modela até que Cristo esteja plenamente formado em vós” (Palavras do Papa S. João Paulo II).

São Guilherme:  Momento vivido em oração com grande adesão da comunidade, em particular, esta vigília de oração assumiu o lema Pastoral deste Biénio, “A Eucaristia encontro e comunhão com Cristo e os Irmãos”, vivida assim entre momentos de oração em comunidade e adoração individual. Que Cristo e Sua e nossa Mãe Maria, ajude a nossa comunidade a viver e a celebrar a Eucaristia na fé com Cristo Vivo e no Amor com os irmãos. 

Santa Catarina da Serra: Neste dia de veneração à Imaculada Conceição, que tenhamos presentes no nosso coração que Maria, “a Mãe de Jesus, mulher eucarística, que deu ao mundo o Pão da vida, nos acompanhe no nosso percurso pastoral e nos ajude a contemplar, com o seu olhar e o seu coração, o rosto eucarístico de Jesus. Ela nos inspire e guie para realizarmos a conversão pessoal e pastoral que Jesus nos pede para vivermos a comunhão com Ele e sermos testemunhas do seu amor no mundo.” (retirada da Carta Pastoral para o biénio de D. António Marto). 

Que consigamos acolher Maria na nossa casa e no nosso coração e “reconhecemos nela a ternura e o sorriso de Deus, o espelho puro da graça, da luz, da beleza Deus, a beleza daquele amor que nos salva, que nos deixa, como a Ela, maravilhados!” 

Escrito por Patrícia Costa e Fátima Oliveira

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.