Breve História

A diocese de Leiria-Fátima, que tem por padroeiros Nossa Senhora de Fátima e Santo Agostinho, foi criada pelo Papa Paulo III a 22 de maio de 1545, a pedido do rei D. João III.

Extinta por motivos políticos em 1882, foi restaurada em 1918. Em 1984, recebe o nome de “Leiria-Fátima”.

Desde a sua restauração, teve como bispos residenciais: D. José Alves Correia da Silva, D. João Pereira Venâncio (que teve D. Domingos de Pinho Brandão como bispo-auxiliar), D. Alberto Cosme do Amaral e D. Serafim de Sousa Ferreira e Silva. A 25 de junho de 2006, tomou posse D. António Augusto dos Santos Marto.

Com cerca de 302.000 habitantes, a Diocese tem uma área aproximada de 1.700 km2 e está dividida em 74 paróquias, pertencentes aos concelhos de Leiria, Marinha Grande, Batalha, Porto de Mós, Ourém e parte dos concelhos de Pombal, Alcanena e Alcobaça. Também pertence à Diocese o Santuário de Fátima.

Dados estatísticos em março de 2019

Para além do Bispo diocesano, estão incardinados na diocese de Leiria-Fátima 1 bispo emérito, D. Serafim de Sousa Ferreira e Silva, 88 presbíteros (83 residentes na diocese, 2 noutras dioceses do País e 3 no estrangeiro) e 1 diácono. Aqui prestam serviço pastoral, ainda, 6 presbíteros de outras dioceses e 19 religiosos com nomeação canónica do Bispo Diocesano. Para além destes, habitam na Diocese 2 bispos eméritos de outras dioceses, D. Augusto César Alves Ferreira da Silva e D. António Vitalino Fernandes Dantas, e cerca de 70 sacerdotes religiosos. 

 A presença da vida consagrada na Diocese manifesta-se da seguinte forma: 15 institutos religiosos masculinos, 50 institutos religiosos femininos, 3 sociedades de vida apostólica, 3 institutos seculares e 2 associações de fiéis com vida comunitária. Vivem nestas comunidades religiosas cerca de 781 pessoas consagradas, homens e mulheres. 

 Na diocese de Leiria-Fátima há 51 associações, movimentos e obras eclesiais de apostolado e espiritualidade. São 47 as instituições de solidariedade social, incluindo os centros sociais paroquiais e as misericórdias, e 7 as escolas católicas. Existem na área da diocese de Leiria-Fátima 57 órgãos de comunicação social eclesiais.

0

pessoas consagradas

0

Presbíteros

0

instituições de solidariedade social

0

milhares de habitantes

0

Paróquias