BREVE HISTÓRIA
A diocese de Leiria-Fátima, que tem por padroeiros Nossa Senhora de Fátima e Santo Agostinho, foi criada pelo Papa Paulo III a 22 de maio de 1545, a pedido do rei D. João III.
Extinta por motivos políticos em 1882, foi restaurada em 1918. Em 1984, recebe o nome de “Leiria-Fátima”.
Desde a sua restauração, teve como bispos residenciais: D. José Alves Correia da Silva, D. João Pereira Venâncio (que teve D. Domingos de Pinho Brandão como bispo-auxiliar), D. Alberto Cosme do Amaral, D. Serafim de Sousa Ferreira e Silva e Cardeal D. António Augusto dos Santos Marto. A 13 de março de 2022, tomou posse D. José Ornelas Carvalho.
Com cerca de 290.000 habitantes, a Diocese tem uma área aproximada de 1.700 km2 e está dividida em 73 paróquias, pertencentes aos concelhos de Leiria, Marinha Grande, Batalha, Porto de Mós, Ourém e parte dos concelhos de Pombal, Alcanena e Alcobaça. Também pertence à Diocese o Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima
DADOS ESTATÍSTICOS EM MARÇO DE 2022
Para além do Bispo diocesano, estão incardinados na diocese de Leiria-Fátima dois bispo eméritos, D. Serafim de Sousa Ferreira e Silva e Cardeal D. António Augusto dos Santos Marto, 80 presbíteros (77 residentes na diocese, 1 noutra diocese do País e 2 no estrangeiro). Aqui prestam serviço pastoral, ainda, 9 presbíteros de outras dioceses e 15 religiosos com nomeação canónica do Bispo Diocesano. Para além destes, habitam na Diocese 3 bispos eméritos de outras dioceses, D. Augusto César Alves Ferreira da Silva, D. António Vitalino Fernandes Dantas e D. Joaquim Ferreira Lopes, e cerca de 75 sacerdotes religiosos.
A presença da vida consagrada na Diocese manifesta-se da seguinte forma: 15 comunidades religiosas masculinos, 61 comunidades religiosas femininas, 3 sociedades de vida apostólica, 3 institutos seculares e 3 associações de fiéis com vida comunitária. Vivem nestas comunidades religiosas cerca de 895 pessoas consagradas, homens e mulheres.
Na diocese de Leiria-Fátima há 54 associações, movimentos e obras eclesiais de apostolado e espiritualidade. São 47 as instituições de solidariedade social, incluindo os centros sociais paroquiais e as misericórdias, e 7 as escolas católicas. Existem na área da diocese de Leiria-Fátima 57 órgãos de comunicação social eclesiais.