Este último ano tem sido uma mistura de emoções, para muitos foi um período triste e difícil porque tiverem de combater este vírus ou perderam alguém querido que o combatia, para outros porque perderam os seus empregos e se tiveram de reinventar para fazer face às mudanças que esta pandemia lhes trouxe, e ainda outros para os quais 2020 foi um bom ano a nível pessoal ou profissional, mas o que nos foi comum a todos, foi o facto desta pandemia ter alterado a nossa via, a nossa maneira de nos relacionarmos com os outros, a nossa maneira de olhar o mundo pois percebemos nada na vida é garantido.
A comunidade católica não foi exceção à regra. As paróquias, em conjunto com a sua Diocese, tiveram se alterar o seu funcionamento para corresponder às regras decretadas pelo Governo, o que significou uma transição mais acelerada para um panorama digital, com as celebrações a serem transmitidas apenas através de meios digitais ou com uma participação presencial reduzida, e que também conduziu a uma nova forma de interação entre Pároco e paroquianos.
A paróquia de Santa Catarina da Serra viveu, neste período, uma completa transformação. As eucaristias passaram a ser transmitidas em direto online, através de meios como Facebook ou Youtube, e Meo que para ser possível necessitou do empenho e dedicação de muitas pessoas que, a pedido do nosso Pároco, aceitaram ajudar a que celebração da Eucaristia se continuasse a realizar.
Também o Grupo de Jovens da nossa paróquia se reinventou, passou a organizar reuniões online, continuo a realizar a cada terceira sexta-feira do mês o encontro de oração Epheta que antes do confinamento era presencial e que contava com a participação de 30 a 40 jovens por sessão, mas que passou a ser realizado à porta fechada apenas com as pessoas necessárias para a animação do encontro e com transmissão em direto nas redes sociais da paróquia.
Neste momento de Quaresma, a paróquia também está a promover a realização do Retiro Popular, usando o guião “À Mesa da Palavra e do Pão da Vida” da diocese de Leiria-Fátima, que é transmitido em direto à quinta-feira às 21 horas.
Todos estes acontecimentos nos mostram que, apesar de vivermos tempos difíceis, a melhor solução é a união, a união da comunidade que resolve os problemas em conjunto, sem nunca duvidar do poder da Palavra do Senhor e da Eucaristia, pois mesmo nestas “Noites Traiçoeiras, (…), Cristo estará contigo, e o Mundo pode até te fazer chorar, mas Deus te quer sorrindo”.
Escrito por João David Alves