Santa Catarina da Serra celebra a sua padroeira

Cheias de entusiasmo e de alegria, as nossas crianças lá foram percorrendo os vários ateliê, jogando, brincando...
http://lefa.pt/?p=55334

No passado dia 25 de novembro, a paróquia de Santa Catarina da Serra celebrou o dia da sua padroeira. Mas, quem foi Santa Catarina?

Santa Catarina nasceu no ano 287 d.C. na cidade de Alexandria, no Egito, e morreu a 25 de novembro de 305 d.C., com apenas 18 anos. Era pagã, mas durante a sua adolescência converteu-se ao cristianismo. Era muito sábia e inteligente, e a eloquência com que falava de Cristo era tal, que converteu muitos pagãos ao Cristianismo. Chegou mesmo a converter a esposa do imperador Maximino, que perseguia os cristãos, assim como os cinquenta filósofos que o mesmo contratou, para a demoverem da sua fé. Irritado, o imperador condenou-a à morte na roda da tortura (roda feita com dentes afiados, que mutilava e torturava). Santa Catarina manteve sempre a sua serenidade e fé inabalável, mesmo nos momentos mais difíceis. Segundo reza a história, no momento em que estava para ser torturada, benzeu-se, e eis que se deu um grande milagre: a roda partiu-se! Ainda mais enfurecido, o imperador mandou decapitá-la, mas em vez de sangue, o seu corpo jorrou leite. Segundo os escritos, após a sua morte, o seu corpo terá sido transportado por anjos até ao Monte Sinai, local onde Moisés recebeu as tábuas da Lei. É por esta razão que os seus restos mortais estão no Mosteiro de Santa Catarina, junto ao Monte Sinai.

Ora, sendo o dia 25 de novembro, o dia de Santa Catarina, esta data não poderia passar em vão. Teria de ser assinalada de uma forma muito especial. Assim, a celebração da mesma teve início às 15H00 com o acolhimento de todas as crianças do nosso centro de catequese. Depois, foi projetado um pequeno vídeo explicativo, sobre a vida da santa e mártir, que dá o nome à nossa terra. Depois do vídeo, e já organizadas por grupos, as nossas crianças passaram à parte prática: a realização de várias atividades, distribuídas por oito ateliês, todas elas relacionadas com a vida de Santa Catarina. Em cada ateliê, e depois da realização da respetiva atividade, os catequistas tiveram sempre o cuidado de explicar às crianças qual a relação da mesma com a vida de Santa Catarina, e que ensinamentos poderiam dali retirar para as suas vidas.

Cheias de entusiasmo e de alegria, as nossas crianças lá foram percorrendo os vários ateliê, jogando, brincando, partilhando e aprendendo sempre algo com Santa Catarina.

Após a realização de todas as atividades, foi feita uma pausa para lanche, e às 18h30 tivemos o momento alto da nossa celebração: a Eucaristia , em honra e louvor da nossa padroeira. E porque queremos seguir o testemunho de Santa Catarina, e passá-lo às nossas crianças e jovens, no momento de ação de graças foi entregue a cada elemento do grupo, que somou maior pontuação, nas atividades daquela tarde, um crachá com o grande símbolo de Santa Catarina: a roda dentada. Ficaram assim nomeados os confrades de Santa Catarina, para o ano pastoral 2023/2024. Foi também neste momento que foi entregue, por um dos confrades eleito, uma grande roda dentada, a um festeiro da próxima festa de Santa Catarina, para que o testemunho de vida de Santa Catarina, naquele dia celebrado, seja vivido a cada dia na nossa comunidade, e de um modo especial na celebração da festa da nossa padroeira.

Já com o coração cheio e renovado, pelo alimento recebido na Eucaristia, seguimos depois para o convívio, no salão. Graças à generosidade e boa vontade de algumas senhoras da nossa terra, a quem queremos deixar aqui os nossos sinceros agradecimentos, conseguimos que no nosso menu houvesse sopas, bifanas e filhoses, assim como o imprescindível café da avó.

Santa Catarina da Serra celebra a sua padroeira (2023-11-25)

E como não pode haver festa sem música, houve ainda tempo para um momento musical, com os jovens da nossa terra.

Foi, sem dúvida, um dia muito especial, não só para os catequistas e catequisandos, mas para toda a nossa comunidade! Que todos nós, no nosso dia a dia, saibamos seguir o exemplo e honrar a vida daquela que deu o nome à nossa terra: Santa Catarina, que um dia foi de Alexandria, mas que agora é da Serra!

A equipa coordenadora

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email
Captura de ecrã 2024-04-17, às 12.19.04

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress