A mais ou menos 100 dias da Jornada Mundial da Juventude. Sim! Estamos quase lá! E todos cheios de expectativa e entusiasmo.
Nós, os jovens de Santa Catarina, já estamos empenhados e cheios de energia para receber mais de 200 jovens de todo mundo na nossa paróquia, nas pré-jornadas.
Vai ser uma experiência extraordinária, novas pessoas e novas culturas. E nós como povo hospitaleiro vamos fazer tudo por tudo para que sejam recebidos da melhor maneira. Para isso, e com a ajuda de toda a comunidade, colocamos mãos à obra e organizamos no passado domingo, dia 30 de abril o festival de sopas, com o objectivo de conseguir angariar fundos para ajudar nas despesas que vamos necessitar de fazer para assim, os poder acolher bem aqui na nossa paróquia nas pré-jornadas.
Com a ajuda de todos, conseguimos 16 qualidades diferentes de sopas saborosas, desde a tradicional canja de galinha passando pelo caldo verde, sopa de legume e outras sopas mais elaboradas, como a sopa do lavrador, a sopa da pedra, sopa do cozido, sopa de peixe e sopa de coelho não esquecendo, pois, a famosa sopa de chícharos aqui da nossa famosa terra.
Correu tudo muito bem, conseguimos contar com a ajuda de todos, da comunidade, da catequese e dos jovens. Foram todos importantes, da decoração do espaço, à confeção de sobremesas, distribuição organizada de tudo e no final a limpeza do espaço. Conseguimos encher o salão.
Pensamos nós, pois… que todos quanto estiveram presentes saíram satisfeitos.
É também importante referir que neste mesmo dia, chegaram à nossa Diocese de Leiria–Fátima, os símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude. A grande Cruz e o ícone de Maria que já percorreram quase todo mundo.
E estando os símbolos, cada vez mais próximos da nossa paróquia, tivemos o grande privilégio; como muitas outras paróquias da nossa Diocese; acompanhar na entrega e escolta de Pombal a Sé de Leiria.
Partiu de Santa Catarina um grupo de motards devidamente identificados, da nossa freguesia. Que percorreram cerca de 60 km com toda pujança. É que em breve somos nós a receber, aqui em Santa Catarina, os símbolos. Será no próximo dia 11 de maio que virão para nós, e é claro que já estamos a preparar-nos para os receber com toda a dignidade.