História

Artigos de carácter histórico sobre a Diocese de Leiria-Fátima, desde a sua origem até à actualidade.

A presença agostiniana na diocese de Leiria

Desconhece-se se a diocese de Leiria, desde a origem, teve padroeiro nomeado. A bula Pro excellenti de Paulo III, que criou a diocese de Leiria, a 22 de Maio de 1545, apenas refere que a povoação de Leiria estava “sujeita no temporal e no espiritual ao chamado priorado-mor do mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, da Ordem de Santo Agostinho”.

Breve história da Diocese

Pela bula “Pro excellenti”, de 22 de Maio de 1545, o Papa Paulo III criava a Diocese de Leiria, separando-a de Coimbra e do priorado-mor do mosteiro de Santa Cruz da mesma cidade

Festa em Honra de Nossa Senhora da Missão: apontamentos históricos

A referência mais antiga da comissão de Nossa Senhora da Missão, é do ano de 1873. Em 1881, são compradas duas coroas, uma para a Senhora e outra para o Menino, no valor de vinte cinco mil quinhentos e quarenta e cinco reis, que ainda se encontram nas referidas imagens.

Nota histórica resumida sobre a diocese de Leiria-Fátima

Em 1232, dá-se a chegada dos Franciscanos a Leiria. O Convento de Santa Cruz de Coimbra não consentiu a sua instalação e excomungou os frades, impondo-lhes a saída da vila e recomendando aos fiéis que não lhes dessem esmolas, nem assistissem às suas missas e ofícios, sob pena de excomunhão.

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.