A presença agostiniana na diocese de Leiria
Desconhece-se se a diocese de Leiria, desde a origem, teve padroeiro nomeado. A bula Pro excellenti de Paulo III, que criou a diocese de Leiria, a 22 de Maio de 1545, apenas refere que a povoação de Leiria estava “sujeita no temporal e no espiritual ao chamado priorado-mor do mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, da Ordem de Santo Agostinho”.
Aconteceu há 40 anos: Vigariaria de Leiria faz preces públicas
O ano de 1980 foi um ano de grande seca. O Chefe do Governo (Francisco Pinto Balsemão) ao falar ao Pais sobre a seca que nos aflige, classificou a situação de «altamente preocupante, mas não catastrófica».
Breve história da Diocese
Pela bula “Pro excellenti”, de 22 de Maio de 1545, o Papa Paulo III criava a Diocese de Leiria, separando-a de Coimbra e do priorado-mor do mosteiro de Santa Cruz da mesma cidade
Carta Apostólica Bula Da Restauração da Diocese de Leiria
Publicamos a Bula de restauração da Diocese de Leiria, datada de 17 de janeiro de 1918, na tradução publicada nas Constituições Sinodais de 1943.
Diocese comemora os 100 anos da entrada de D. José com publicação de obra histórica
Quem estiver interessado em adquiri um dos 500 exemplares impressos do “Processo Histórico da Diocese de Leiria-Fátima – Congresso Evocativo do Centenário da Restauração”, pode fazê-lo na livraria da Gráfica de Leiria pelo valor de 20 euros.
Elementos para a História do Bispado de Leiria nos Séculos XVII e XVIII
A Diocese de Leiria conta com alguns cimélios relevantes. Desde logo o conhecido “Couseiro”, em redacção cerca de 1657, de autoria ainda por estabelecer de modo cabal e definitivo, circulando em cópias manuscritas até conhecer uma primeira edição, em Braga, em 1868.
Festa em Honra de Nossa Senhora da Missão: apontamentos históricos
A referência mais antiga da comissão de Nossa Senhora da Missão, é do ano de 1873. Em 1881, são compradas duas coroas, uma para a Senhora e outra para o Menino, no valor de vinte cinco mil quinhentos e quarenta e cinco reis, que ainda se encontram nas referidas imagens.
Juncal “viaja ao passado” em tempo de confinamento
Muitos paroquianos, muitos deles morando longe, quiseram partilhar as suas fotos, onde de imediato se identificavam, quer pessoas que ainda vivem, quer muitos outros que já partiram e deixaram saudades.
Leiria-Fátima no Dicionário de História Religiosa de Portugal
1. História; 2. Arte; 3. Instituições; 4. Arquivos e museus; 5. Presente; 6. Episcopológio; 7. Extinção; 8. Bispos eleitos.
Nota histórica resumida sobre a diocese de Leiria-Fátima
Em 1232, dá-se a chegada dos Franciscanos a Leiria. O Convento de Santa Cruz de Coimbra não consentiu a sua instalação e excomungou os frades, impondo-lhes a saída da vila e recomendando aos fiéis que não lhes dessem esmolas, nem assistissem às suas missas e ofícios, sob pena de excomunhão.
O priorado Crúzio de Santa Maria de Leiria – do século XII à criação da Diocese
Nessa paisagem despovoada, para além das cumeeiras serranas de Candeeiros e de Aire, na bacia hidrográfica do Lis, espraiavam-se as paisagens de floresta, denso matagal e extensos pauis.
Outros Santos e Beatos da Diocese
S. Frei Nuno de Santa Maria (Nuno Álvares Pereira) – O seu processo de canonização foi conduzido pela Diocese de Lisboa. É aqui incluído porque, na sua vida civil, foi conde de Ourém (1385 a 1422), e tem grande culto na diocese de Leiria-Fátima.
Para a História: Juncal com viagem ao passado, em tempos confinados
Foi lançado, na página Facebook da paróquia do Juncal, um desafio de partilha de fotos antigas, de um passado mais ou menos recente.
Santo Agostinho e Nossa Senhora de Fátima
Santo Agostinho nasceu a 13 de Novembro de 354, em Tagaste, actual Sukh-Ahras, na Argélia. Os pais, Patrício e Santa Mónica, intuindo o génio do filho, não se pouparam a esforços na sua educação.