No dia 2 e 3 de dezembro, a serena casa das Filhas da Igreja transformou-se num vibrante retiro dos jovens do décimo ano da catequese, que ali estavam em busca de crescimento espiritual e comunitário. O retiro, guiado pelo padre Mário, juntamente com um grande grupo de animadores composto por catequistas e membros do grupo de jovens, ofereceu a estes jovens adolescentes uma oportunidade única de mergulhar nas profundezas da sua fé, explorar as suas vocações e aprender sobre as diversas expressões do cristianismo.
O programa continha apresentações sobre o significado da vida, a busca pelo futuro e as muitas maneiras de se viver a fé cristã. Num mundo frequentemente marcado pela incerteza e pelo ritmo incessante, as atividades forneceram um espaço muito necessário para introspeção e orientação. Serviram também para fomentar o sentimento de comunidade e apoio mútuo entre os jovens. O Epheta na noite de sábado foi particularmente tocante, cada participante recebeu sementes, símbolo da Palavra de Deus, para relembrar da importância de nutrir a sua fé para que ela possa crescer e dar frutos.
Um destaque do retiro foi o estudo das vidas e feitos de figuras católicas com os quais os jovens se podem relacionar e seguir, como Santa Jacinta, São Francisco Marto, Irmã Lúcia de Jesus, Carlo Acutis, Pier Giorgio Frassati e Edith Stein (Santa Teresa Benedita da Cruz) – exemplos tangíveis de como a fé pode ser vivida no quotidiano.
No domingo celebrou-se a missa dominical na bela igreja das Filhas da Igreja, um momento de adoração comunitária preparado e animado pelos jovens, que marcou o final do retiro. Resta agradecer às Irmãs Filhas da Igreja, cuja hospitalidade e disponibilidade tornaram esta experiência possível.
Humberto Santos