Decorreu no dia 12 de janeiro, no salão paroquial de São Mamede, um encontro dos catequistas da vigararia de Fátima, que engloba as paróquias de Atouguia, São Mamede e Santa Catarina da Serra.
Na catequese as crianças fizeram uma pomba com o molde da sua mão, que depois levaram na procissão, para que estas mãos sejam entregues à obra do Divino Espírito Santo.
Momentos repletos de reflexão, aprendizagem, entrega e oração foram partilhados
por 40 jovens e 15 animadores, com o nosso padre Mário, nos passados dias 19 e 20 de abril, na
Consolata em Fátima.
Integrada num grupo de trabalho mais abrangente, o do Comité Organizador Vicarial (COV) de Fátima, que junta as paróquias de Atouguia, Fátima, Santa Catarina e São Mamede, a EAL de Fátima tem duas funções principais.
Depois de um cumprimento à Mãe do Céu houve tempo para um café com pressa e dois dedos de conversa e de novo na capelinha para rezar o terço das 10h00 com a diocese de Portalegre e Castelo Branco.
Após uma grande reviravolta na vida, Francesco Lorenzi conhece Jesus e deixa-se atrair pelo amor do cristianismo. Um conversão pessoal que acabou por ser transmitida aos amigos e companheiros da banda, um por um.
Um grupo de jovens que frequenta os centros de catequese da Maxieira e do Centro Catequético da Cova d’Iria foi receber o logótipo na manhã de sábado, à paróquia da Atouguia.
O júri, constituído pelo Maestro Jorge Narciso, Diana Costa e P. André Baptista, selecionaram os jovens, analisando a parte técnica e também o serviço pastoral que prestam a nível paroquial e diocesano.
Também o Grupo de Jovens da nossa paróquia se reinventou, passou a organizar reuniões online, continuo a realizar a cada terceira sexta-feira do mês o encontro de oração Epheta que antes do confinamento era presencial.
Tudo começou em 2014 quando o nosso pároco, padre Mário Verdasca, quis integrar nas obras de melhoramentos da Igreja Paroquial, uma câmara para transmitir as missas dominicais na internet e adquirimos um canal da Meo.
Todos os lugares se reuniram na sua capela e igreja paroquial entre as 19h00 e as 20h30 para a vigília que foi inspirada nos textos da carta pastoral para o biénio de D António Marto, sobre a importância e grandeza da eucaristia.
No dia 17 de outubro de 2020, 42 jovens da nossa paróquia realizaram o sacramento da Confirmação. Uma celebração diferente, mais pequena, com menos pessoas, devido à atual situação, mas muito acolhedora e repleta de ânimo.
E é assim, com este espírito de serviço, união e comunidade que a paróquia de Santa Catarina da Serra vive as palavras do nosso Bispo, Cardeal D. António Marto, na carta-pastoral recentemente apresentada: “… o confinamento não nos deixou imobilizados.