Santa Catarina da Serra é exemplo de paróquia digital

Tudo começou em 2014 quando o nosso pároco, padre Mário Verdasca, quis integrar nas obras de melhoramentos da Igreja Paroquial, uma câmara para transmitir as missas dominicais na internet e adquirimos um canal da Meo.

O mundo e inovação digital tem crescido exponencialmente em todo o mundo. E a paróquia de Santa Catarina da Serra não se deixou ficar e evoluiu também, criando canais digitais nas redes sociais e plataformas de vídeo para transmissão de conteúdos do programa cultural e religioso na comunidade. 

Tudo começou em 2014 quando o nosso pároco, padre Mário Verdasca, quis integrar nas obras de melhoramentos da Igreja Paroquial, uma câmara para transmitir as missas dominicais na internet e adquirimos um canal da Meo. 

Em 2020 a pandemia da Covid-19, que ainda vivemos nos dias de hoje, impediu a presença de fiéis na igreja por algumas semanas, e desde então que a solução para levar a Palavra de Deus e momentos de oração a todos os paroquianos tem sido exclusivamente através da internet. Ao longo dos últimos meses, têm sido efetuadas atualizações nos equipamentos utilizados de forma a que a qualidade de imagem e som seja cada vez mais melhorada. 

As emissões têm alcançado uma média de 140 dispositivos ligados simultaneamente em direto (que poderá ter várias pessoas a assistir no mesmo dispositivo), com visualizações de diversas partes do país e do mundo. As transmissões em direto decorrem em três plataformas com emissão (Facebook,  YouTube, e MEO Kanal), e os conteúdos ficam disponíveis em arquivo disponível. Para ajudar os paroquianos a aceder às transmissões foi criado um micro-site com instruções de acesso, disponível em www.paroquiascserra.com

Além das Eucaristias dominicais, têm sido também criados e transmitidos um conjunto de outros conteúdos e iniciativas como as sessões “Paróquia viva, Catequese ativa” no primeiro confinamento de 2020, os Epheta de Oração (com participação do Grupo de Jovens de Santa Catarina da Serra) e o Rosário. Neste tempo quaresmal, têm sido emitidas a Via-Sacra e Retiro Popular. Todo o programa pode ser acompanhado através das publicações criadas na página de facebook da paróquia. 

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress