Santa Catarina da Serra é exemplo de paróquia digital

Tudo começou em 2014 quando o nosso pároco, padre Mário Verdasca, quis integrar nas obras de melhoramentos da Igreja Paroquial, uma câmara para transmitir as missas dominicais na internet e adquirimos um canal da Meo.

O mundo e inovação digital tem crescido exponencialmente em todo o mundo. E a paróquia de Santa Catarina da Serra não se deixou ficar e evoluiu também, criando canais digitais nas redes sociais e plataformas de vídeo para transmissão de conteúdos do programa cultural e religioso na comunidade. 

Tudo começou em 2014 quando o nosso pároco, padre Mário Verdasca, quis integrar nas obras de melhoramentos da Igreja Paroquial, uma câmara para transmitir as missas dominicais na internet e adquirimos um canal da Meo. 

Em 2020 a pandemia da Covid-19, que ainda vivemos nos dias de hoje, impediu a presença de fiéis na igreja por algumas semanas, e desde então que a solução para levar a Palavra de Deus e momentos de oração a todos os paroquianos tem sido exclusivamente através da internet. Ao longo dos últimos meses, têm sido efetuadas atualizações nos equipamentos utilizados de forma a que a qualidade de imagem e som seja cada vez mais melhorada. 

As emissões têm alcançado uma média de 140 dispositivos ligados simultaneamente em direto (que poderá ter várias pessoas a assistir no mesmo dispositivo), com visualizações de diversas partes do país e do mundo. As transmissões em direto decorrem em três plataformas com emissão (Facebook,  YouTube, e MEO Kanal), e os conteúdos ficam disponíveis em arquivo disponível. Para ajudar os paroquianos a aceder às transmissões foi criado um micro-site com instruções de acesso, disponível em www.paroquiascserra.com

Além das Eucaristias dominicais, têm sido também criados e transmitidos um conjunto de outros conteúdos e iniciativas como as sessões “Paróquia viva, Catequese ativa” no primeiro confinamento de 2020, os Epheta de Oração (com participação do Grupo de Jovens de Santa Catarina da Serra) e o Rosário. Neste tempo quaresmal, têm sido emitidas a Via-Sacra e Retiro Popular. Todo o programa pode ser acompanhado através das publicações criadas na página de facebook da paróquia. 

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Leia esta e outras notícias na...

Escrito por:

Partilhar / Print

Share on facebook
Share on twitter
Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.


Obrigado a quem nos ajuda!

Estes são os nossos mais recentes benfeitores:

Se quiser fazer o seu donativo...

Por Multibanco:

Entidade: 21 800
Referência: 351 617 062
Valor: (*)

Obs:
* o mínimo permitido com esta referência é de 10,00€
Os donativos feitos por esta via não permitem identificar o remente.
Se não pretenderem anonimato, devem enviar um email ou sms a informar a oferta: 
gic@leiria-fatima.pt