Notícias

Servas do Coração Imaculado de Maria

Categoria: Notícias
Criado em 27-10-2015
©DR

Fundada na diocese da Abadia Territorial da Santíssima Trindade, em Itália, esta congregação integra-se na Família do Imaculado Coração de Maria, com o ramo masculino dos Servos e os membros leigos. Como eles, é a partir da Mensagem de Fátima que as irmãs querem “levar Cristo ao mundo”.

 

 

Evangelização a partir da Mensagem de Fátima

Depois dos Servos do Coração Imaculado de Maria, em 1991, o padre Gino Burresi funda também o ramo feminino da mesma família, em 1996. A intenção é a mesma, de cumprir o pedido de Nossa Senhora aos Pastorinhos, em 1917: “Por meio do Meu Imaculado Coração levai Cristo ao mundo”. A este lema, juntam como frase inspiradora da sua ação a afirmação de Cristo registada em Mt 11, 29: “Aprendei de Mim que sou manso e humilde de coração”.

A sua missão é, portanto, evangelizar o mundo a partir da mensagem de oração e penitência deixada pela Virgem Maria em Fátima, realizando-a, em primeiro lugar, na sua vida interior forte e na consagração religiosa. Aspetos fundamentais do seu carisma são a oração, a penitência, o amor pela Eucaristia e o Santo Rosário, bem como o reparo e o consolo aos Corações de Jesus e de Maria e o amor ao Santo Padre, expresso num quarto voto de lealdade e obediência ao seu magistério.

O seu apostolado desenvolve-se em campos como a educação cristã dos jovens, a animação vocacional, retiros, a ajuda ao clero e o exercício da caridade nas suas diversas formas, nas paróquias em que eles estão presentes e nas obras do Movimento. Um especial relevo é dado à promoção da dignidade da mulher e da sua importância na família e na sociedade.

 

Na Diocese

Fundada a partir da mensagem que nasce na Diocese de Leiria-Fátima no início do século XX, chegam aqui apenas em outubro do ano 2000. Mas sentem que sempre esteve em Fátima o seu coração espiritual. Presentes fisicamente, desde logo começaram a dedicar-se ao serviço no Santuário, na catequese, no acolhimento e acompanhamento espiritual aos leigos portugueses que se aproximam do seu Movimento e aos grupos estrangeiros em peregrinação.

A Irmã Maria Benedetta Prinzivalli, nascida na Sicília há 34 anos, religiosa há 13 e superiora desta comunidade há 1 ano, testemunha que “Nossa Senhora em Fátima pediu reparação e mostrou aos três pastorinhos o seu Coração Imaculado ferido; esse Coração cercado de espinhos resume a Mensagem de Fátima e é imagem do sofrimento que Maria Santíssima sente pela ingratidão dos homens; o que procuramos é ajudar todos a descobrirem a beleza do cumprimento da vontade de Deus como antítese desse mal”.

 

Santuário de Nossa Senhora de Fátima
em Montignoso

2015-10-27 sopra3O santuário onde nasceu e se congrega a Família do Coração Imaculado de Maria, dedicado a Nossa Senhora de Fátima, está localizado a cerca de 600 metros de altitude, na colina de Montignoso, na cidade de Gambassi Terme, em Itália. Foi ali que se instalou a primeira comunidade estável dos Servos do Coração Imaculado de Maria, em 1990, bem como depois a das Servas. Em 2011, foi erigido como santuário diocesano por D. Alberto Silvani, continuando ao cuidado pastoral dos religiosos festa família.

Ali se celebram com especial devoção as festas marianas da Imaculada Conceição, da Assunção e dos dias 13 de maio a outubro, tendo o Papa Bento XVI atribuído indulgência plenária aos peregrinos que nelas participem. Além disso, no santuário decorrem regularmente retiros, celebrações e iniciativas diversas destinadas a crianças jovens e adultos, tendo sempre como centro um local de culto que lembra a Capelinha das aparições de Fátima.

Uma das curiosidade que mais visitantes leva a este espaço é o presépio permanente ali instalado, com representação de muitas cenas evangélicas da vida de Cristo e sua Mãe. No período de 8 de dezembro a 31 de janeiro, ganha anualmente especial encanto, com a iluminação noturna que se pode apreciar ao longe. A comunidade faz visitas guiadas gratuitas, aproveitando para evangelizar a partir das cenas do presépio, motivando os visitantes a meditarem e contemplarem o infinito amor que Deus tem mostrado ao enviar o seu Filho para a salvação da humanidade e de como essa salvação é continuamente oferecida ao homem.

 

Leigos na Família

2015-10-21 sopra3Na passada edição, no artigo sobre os Servos do Coração Imaculado de Maria, referimos que fazem parte de uma família que inclui as Servas e muitos leigos. Estes últimos são pessoas de todas as idades e condições que abraçam o mesmo carisma dos irmãos religiosos, vivendo-o em diferentes modos de participação – amigos, colaboradores e crianças –, conforme a vida e vocação de cada um. Cada categoria tem um processo de formação e um plano de vida específicos, para o cumprimento de uma mesma tarefa de interpretar à luz de Cristo a história do mundo, iluminar as realidades temporais de acordo com o plano de Deus e assumir a sua vocação batismal como caminho para a santidade, vivendo no meio do mundo como fermento e testemunho de fé, esperança e amor em todas as esferas da vida.

 

Testemunho vocacional

“Aí descobri uma grande alegria, como numa família”

2015-10-27 sopra4Sou natural da ilha da Sardenha, na Itália. A minha vocação nasceu na minha paróquia, quando, depois de ter recebido o sacramento da Confirmação, começou a minha caminhada de vida cristã. Fundamental foi a devoção a Nossa Senhora de Fátima, num movimento de jovens, coisa que me levou, no meio de muitas atividades, a descobrir o chamamento de Deus a uma vida de total entrega a Ele na vida religiosa.

Conheci esta congregação por meio de um dos nossos sacerdotes, que veio à minha terra organizar uma peregrinação com a imagem de Nossa Senhora de Fátima. Esta foi a oportunidade para conhecer as irmãs, que me convidaram a participar numa peregrinação a Fátima e, depois, num campismo vocacional. Aí descobri uma grande alegria, como numa família.

Decidi entrar para começar a formação, em 2004, com 24 anos de idade. Depois de dois anos de postulantado e um ano de noviciado, fiz a minha primeira profissão no ano de 2007 e a perpétua em 2013.

Nos primeiros anos de vida religiosa, foram muitas as ocasiões de apostolado na Itália, nas peregrinações com a Imagem Peregrina; agora que vivo em Fátima, é para mim uma graça ainda maior poder desenvolver o meu apostolado no Santuário, lugar onde ela apareceu a anunciar a mensagem que nos veio trazer e que muitas pessoas ainda não conhecem.

Irmã Maria Bernardetta Usai

Números

Mundo

Casas: 8

Membros: 50

Portugal/Diocese

Casas: 1

Membros: 5

Mais nova: 34 anos

Mais velha: 51 anos

Média etária: 40 anos

 

Luís Miguel Ferraz (Coord.) | Presente Leiria-Fátima

Partilhar:



Video

Entrevista de D. António Marto à Agência Ecclesia

Prestes a receber o Papa Francisco em Fátima, D. António Marto fala da visita, do Centenário das Aparições e da Mensagem de Fátima.



Contactos

 

Serviços Gerais da Diocese


R. Joaquim Ribeiro Carvalho, 2 
2410–116 Leiria

Tel.: 244 845 030
Fax: 300 013 266

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Siga-nos

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Liturgia Diária



© Diocese Leiria-Fátima, Todos os direitos reservados

© Diocese Leiria-Fátima, Todos os direitos reservados