Mensagens e Notas Pastorais

Inteligência artificial e sabedoria do coração: para uma comunicação plenamente humana 
No primeiro Domingo deste mês de maio celebramos o Dia da Mãe. A todas as Mães levamos o nosso apreço e a nossa gratidão.
Nota Pastoral por ocasião do 5.º Congresso Eucarístico Nacional: Sem a Eucaristia não podemos viver
Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos Bispos de Portugal uma palavra de reflexão...
Todos os diocesanos, peregrinos ou não peregrinos, são convidados a assistir a esta produção.
S. José, Dia do Pai, momento de paragem para filhos e pais dando asas ao coração e a tudo o que ele sugerir.
Iniciamos, nesta Quarta-Feira de Cinzas, o caminho da Quaresma que nos conduz à Páscoa da libertação e da vida, por obra do Espírito do Senhor Jesus, morto e ressuscitado.
Quando o nosso Deus Se revela, comunica liberdade: «Eu sou o Senhor, teu Deus, que te fiz sair da terra do Egipto, da casa da servidão» (Ex 20, 2).
No processo em curso sobre a proteção de menores e adultos vulneráveis na Igreja, a Presidência da CEP terá um encontro de escuta e diálogo com a Associação Coração Silenciado.
O início de um novo ano é sempre uma oportunidade para avaliar e para recomeçar.
A Sagrada Escritura atesta que Deus deu aos homens o seu Espírito a fim de terem «sabedoria, inteligência e capacidade para toda a espécie de trabalho» (Ex 35, 31).
O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; para aqueles que habitavam na sombra da morte, uma luz começou a brilhar (Is 9,27).
«Nunca afastes de algum pobre o teu olhar» (Tb 4, 7). Esta recomendação ajuda-nos a compreender a essência do nosso testemunho.
Para o Dia Mundial das Missões deste ano escolhi um tema que se inspira na história dos discípulos de Emaús, narrada por Lucas no seu Evangelho (cf. 24, 13-35): «Corações ardentes, pés ao caminho».
«LOUVAI A DEUS por todas as suas criaturas»: foi este o convite que São Francisco de Assis fez com a sua vida, os seus cânticos e os seus gestos.
A Igreja de Leiria-Fátima tem o bom costume de fixar caminhos e metas que orientem a sua ação e os seus esforços de transformação para responder aos desafios do nosso tempo...
No próximo domingo, dia 1 de outubro, celebramos o dia da Igreja Diocesana em plena caminhada sinodal.
No dia 23 de setembro, no Seminário de Leiria, com início às 9h30, toda a Diocese, principalmente os seus agentes pastorais, está convidada a conhecer mais pormenorizadamente este documento.
XVI Domingo do Tempo Comum – 23 de julho de 2023. «De geração em geração, a sua misericórdia» (cf. Lc 1, 50)
plugins premium WordPress