Mensagens & Notas Pastorais

Muitas pessoas têm medo da velhice. Consideram-na uma espécie de doença, com a qual é melhor evitar qualquer tipo de contacto: os idosos não nos dizem respeito – pensam elas – e é conveniente que estejam o mais longe possível, talvez juntos uns com os outros, em estruturas que cuidem deles e nos livrem da obrigação de nos ocuparmos das suas penas.
Hoje, queria muito estar convosco em Fátima, na 89ª Peregrinação da Diocese de Leiria-Fátima e sei que essa era também a vossa espectativa. Infelizmente, tal não será possível porque o vírus que afeta a humanidade veio ao meu encontro aqui em Roma, onde me desloquei para um encontro com o Papa.
Das cinzas até ao fogo estende-se o caminho do discípulo de Jesus que se abre à conversão. O fogo da Vigília Pascal – Cristo Ressuscitado – ilumina este caminho. É a bondade misericordiosa de Deus que vem visitar a humanidade para renovar cada homem, dar-lhe um coração novo, vida nova, nova esperança.
Com sentimentos de louvor e de júbilo comunico-vos que hoje o Santo Padre acaba de nomear novo bispo da nossa querida Diocese de Leiria-Fátima o Senhor D. José Ornelas de Carvalho, até agora Bispo de Setúbal e Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, ao mesmo tempo que aceitou o meu pedido de renúncia ao governo pastoral da Diocese.
Estas catequeses podem constituir uma boa experiência de catequese em grupo: para catequistas, pais e famílias, grupo coral, acólitos e outros ministros que prestam serviço na liturgia eucarística. Também os movimentos e outros grupos eclesiais podem fazer frutuosamente este percurso de reiniciação eucarística.
Na caminhada de oito dias seremos ajudados pelos vídeos publicados em cada dia nas redes sociais da Diocese. Com essa ajuda aliamos os frutos da Palavra de Deus – fortalece a esperança, purifica a vida, alegra o coração, cultiva a comunhão e anuncia o amor – com as dimensões essenciais da espiritualidade da peregrinação.