Estas nomeações entram em vigor à data da tomada de posse dos novos cargos. São propositadamente contidas, a fim de que se possa proceder, ao longo do próximo ano, a uma reflexão sobre a organização da vida e missão da nossa Igreja Diocesana.
Elegemos o dia 29 de julho para o grande momento diocesano da JMJ com uma festa para toda a diocese. Chamamos a este evento “Leiria Faith n’ Fun - Dia JMJ em Leiria” (Leiria, fé e festa).
Após ter consultado os membros do clero que se encontram ao serviço da nossa Diocese, convidei para assumir esta importante função de Vigário-Geral o Padre Manuel Armindo Pereira Janeiro.
Desejamos que a presença do Papa Francisco entre nós, e que inclui uma significativa peregrinação ao Santuário de Fátima, seja um forte momento de renovação...
Comungamos da tristeza do Papa Francisco manifestada no passado dia 13 de maio, após a confirmação parlamentar do diploma sobre a morte medicamente assistida.
Na reunião do Conselho Presbiteral que teve lugar a 2 de maio de 2023 no Seminário de Leiria, o Bispo Diocesano, D. José Ornelas Carvalho, falou dos desafios para a Igreja na nossa Diocese.
O CNE colaborou com o trabalho da Comissão Independente, reunindo e partilhando, dentro do nível nacional do CNE, toda a informação de que dispunha sobre as situações ocorridas em contexto escutista. Foram, assim, partilhadas 19 situações que constavam do nosso arquivo.
Seguimento ao processo de reflexão, discernimento e ações em curso, a partir da primeira reunião conjunta dos Bispos portugueses realizada após a apresentação do Relatório Final da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais da Igreja Católica em Portugal.
Além de não ter conhecimento de qualquer abuso, D. José Ornelas não pode ter estado presente em Coimbra, porque se encontrava a preparar o seu doutoramento em Roma (1992) e na Alemanha (entre 1993 e 1997)
Aproveitamos para reiterar a vontade de toda a Igreja em encontrar os mecanismos mais eficazes para erradicar o triste fenómeno dos abusos, em colaborar sempre com as autoridades civis e em escutar as vítimas.
O Presidente da CEP declara todo o seu interesse em que qualquer caso pendente seja investigado e esclarecido, declarando-se disponível para toda a colaboração a fim de que esse objetivo seja conhecido.
Venho, por este meio, convocar os fiéis da Diocese para a ASSEMBLEIA, que terá lugar na tarde do domingo, 2 de outubro, no ginásio do Seminário de Leiria.
O texto da síntese diocesana será oficialmente apresentado na assembleia diocesana de início do próximo ano pastoral e estão previstas assembleias vicariais para concretizar e pôr em marcha este caminho de renovação eclesial.
Além do seu grande empenho na obra sócio caritativa da Ordem Terceira de S. Francisco (atualmente, Ordem Franciscana Secular), foi Presidente da Cáritas de Leiria, de 1983 a 1986.