A instituição de Fátima celebra este ano 25 anos de existência e o seu o fundador, o padre Joaquim Rodrigues Ventura, acaba de celebrar 70 anos de sacerdócio.
Nos dias 9, 10, 11 e 12 de junho de 2022, os escoteiros da AEP, Grupo 268 - Évora de Alcobaça, realizaram o seu 2º Acagrup num lindo local, a Quinta do Escuteiro.
Com o ACANAC no horizonte, as expedições do Agrupamento 737 - Marrazes e 1346 - Memória, que vão participar juntas nesta grande atividade que decorrerá de 1 a 7 de agosto em Idanha a Nova, decidiram fazer uma visita à Quinta do Escuteiro para verificar as tendas.
Estas serão sempre algumas das memórias boas e felizes que tanto os mais "piquenos" como os mais "graúdos" irão recordar das suas “pequenas grandes vidas”.
Podemos dizer que se tratou, dentro do possível, de um bom ano escutista em que estes momentos ajudaram um pouco à união do agrupamento e à sua consistência.
A participação neste projeto proporcionou aprendizagens muito significativas, permitindo a troca de experiências e uma excelente oportunidade para os jovens conhecerem realidades diferentes.
O cardeal português José Tolentino Mendonça, arquivista e bibliotecário do Vaticano, vai encerrar este encontro com uma intervenção gravada sobre ‘Espiritualidade da condição precária’, a partir das 15h30, do próximo dia 28 de maio, no Aurea Fátima Hotel.
Nestes tempos atribulados chegam ao nosso país todos os dias centenas de refugiados fugidos dos horrores da guerra na Ucrânia que semeia a violência, a morte e a destruição.
Este ano o tema da atividade era, o (Re), uma personagem que via memórias antigas suas e percebia que tinha crescido a diferentes níveis e que ao longo do tempo se tinha vindo a tornar em “personalidades” diferentes dentro de si.
No próximo dia 18 às 18h18, o Consolata Museu Arte Sacra e Enologia (MASE) inaugura uma exposição da obra pictórica do artista Francisco Silva, natural de Moita Redonda, freguesia de Fátima.
Quando se é escuteiro, fim-de-semana grande, significa fim-de-semana de acampamento. E nos dias 23 a 25 de Abril, assim foi para as 4 secções do nosso Agrupamento, o 263 de Campolide - núcleo ocidental de Lisboa.
Nas palavras do diretor do Colégio, Manuel Lourenço, esta sessão não foi mais do que a formalização daquilo que na realidade já existia: “uma prática colaborativa, ativa, embora difusa e informal”.
Os 21 Bancos Alimentares que operam em Portugal entregam atualmente alimentos a 2300 instituições de solidariedade social que os distribuem a mais de 400 mil pessoas com carências alimentares comprovadas.