Dinamismos

Realiza-se em Praga, de 5 a 12 de fevereiro, a Assembleia Continental Europeia do Sínodo 2021-2014, com o tema “Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”.
Unimo-nos à campanha internacional “#WeRemember”, dinamizada no Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.
O Comité Organizador da JMJ da nossa Diocese lançou um desafio às escolas católicas da Diocese para que se envolvam, criando um fundo para pagar as despesas dos jovens de países pobres.
Esta saída pedagógica foi realizada no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e teve como objetivo fazer com que os alunos contactassem diretamente com a diferença.
Fomos em raide por estradinhas, silvas e caminhos de terra batida. Não faço ideia por onde andámos, mas a vista era linda.
Os lobitos adoraram visitar o centro hípico, bem como dar miminhos às pessoas que encontravam na rua! Foi uma atividade cheia de risos, amor, partilha e brincadeiras. 
Regressamos a casa muito cansados, mas cheios de energia e alegria por partilhar grandes momentos vividos em patrulha.
O grupo pioneiro esteve a acampar na Bajouca, Leiria, para se debater na “Batalha de Castelo Branco” e reconquistar a Beira Baixa.
Nos dias 16, 17 e 18 decorreu a atividade dos exploradores do agrupamento de Santo Agostinho.
Foi um fim de semana de muita aprendizagem, camaradagem e risadas, que terminou num ambiente de alegria, como já é hábito nas caçadas desta valente Alcateia.
Houve lugar para vários momentos culturais e entrega de distinções, diplomas dos Quadros de Mérito, de Louvor e de Mérito Desportivo e o CCMI Excelência do 3.º ano, este último promovido pela Associação de Pais.
A Eucaristia será presidida pelo bispo diocesano, D. José Ornelas e terá lugar no dia 16 de dezembro, às 15h00.
Esta foi uma atividade de recomeço do novo ano escutista, apresentando aos novos elementos o caminheirismo e o ideal de Homem Novo que se vive nesta secção.
Participaram 25 escuteiros com idades compreendidas entre os 10 e 14 anos e 5 dirigentes.
Será dia, 10 de dezembro, sábado, das 9h30 às 18h30, na Domus Carmeli, em Fátima.
O grupo é constituído por seis profissionais de diferentes áreas e tem como assistente espiritual o padre Armindo Janeiro. É o segundo grupo CnE na nossa diocese. Em Portugal há mais de 50 grupos CnE.
Nestes dois dias de formação, contámos com a presença de cerca de 90% dos elementos da equipa Pica-pau (Staff) e do DRQE (Departamento Regional da Quinta do Escuteiro).
O presépio de Filipe Ferreira regressa por mais um ano ao Centro histórico da Marinha Grande e estará patente no Edifício da Resinagem de 1 de dezembro 2022 a 8 de janeiro de 2023 este que já é considerado um dos maiores Presépios tradicionais da região.
Esta sessão de estudo inspira-se no Domingo da Palavra, criado pelo Papa Francisco, para que toda a Igreja ganhe maior consciência da importância da Mesa da Palavra
Realiza-se no dia 10 de dezembro na Casa de Oração de Fátima, sede da FMME, das 9h30 da manhã às 17h30.