Colégio Coração de Maria lembra vítimas do Holocausto

Unimo-nos à campanha internacional “#WeRemember”, dinamizada no Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.

Falar do Holocausto é honrar milhões de pessoas que sobreviveram, ainda que subjugadas ao livre arbítrio de um regime ditatorial, onde a única regra que imperava era perpetuar o orgulho e a glória majestosa de um líder nazi e de todos os seus seguidores. Numa resiliência incrível e inspiradora viram a sua vida limitada às diretrizes deste regime e ao dia a dia de um campo de concentração. É mostrar como o amor pode revolucionar a vida de alguém e ser a âncora que permite acreditar que amanhã sempre chegará. É acreditar com esperança que nem todos se calarão perante o horror, porque existem os bons que nunca cruzaram os braços e que jamais permitirão que o mal triunfe.

Falar do Holocausto é mostrar o quanto pode ser perigoso viver numa época onde os valores da dignidade humana pouco contam para alguns, muitos na verdade. É trazer à memória os seis milhões de pessoas que pereceram nas mãos do nazismo, porque a dor e sofrimento eram insustentáveis para a debilidade dos corpos que carregavam.

Falar do Holocausto é lembrar a todos que é urgente aprender com os erros do passado, para evitar que se repitam. É necessário lembrar Auschwitz-Birkenau justamente para educar contra Auschwitz-Birkenau e tudo aquilo que representou. É preciso falar de Belzec, de Sobibor, de Treblinka e tantos outros.

Hoje essa necessidade é ainda mais premente. Confrontados, há quase um ano, com uma nova guerra em palco europeu, cujas repercussões afetam todos, é preciso educar para a criação de uma única Humanidade. Está nas mãos de cada um de nós o futuro que queremos ter, o mundo onde queremos viver e aquilo que queremos ser.

Neste sentido, enquanto escola que premeia a formação integral dos alunos, unimo-nos à campanha internacional “#WeRemember”, dinamizada no Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Lembrámos, num momento de oração para toda a escola, cada uma das vítimas do regime nazi e ilustrámos um postal sobre a temática. Para este trabalho, os alunos de 9.º ano exploraram um thinglink com imagens, excertos de poemas e textos, um testemunho de uma sobrevivente dos campos de concentração e excertos do filme “A Lista de Schindler” e “Aristides de Sousa Mendes”. Os trabalhos estão patentes numa exposição no Colégio até dia 10 de fevereiro e serão, posteriormente, enviados para a Memoshoá – Associação Memória e Ensino do Holocausto.

Acreditamos que é nosso dever lembrar o Holocausto e evocar a memória de todos aqueles que foram vítimas deste período, porque queremos unir-nos ao apelo “Nunca Mais. Com Ninguém”. Porque continuamos a sonhar um mundo melhor!

Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress