Colégio de São Miguel ajuda jovens a participar na JMJ 2023

O Comité Organizador da JMJ da nossa Diocese lançou um desafio às escolas católicas da Diocese para que se envolvam, criando um fundo para pagar as despesas dos jovens de países pobres.
http://lefa.pt/?p=51812

É com muito entusiasmo, que o Colégio de São Miguel está a preparar a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que se realiza este ano, no verão, em Lisboa, com a presença do Papa Francisco. Vai ser a festa da juventude do mundo inteiro!

Muito há que fazer para garantir que um evento desta envergadura seja uma oportunidade para que todos sintam o apelo à fraternidade, guiados pelo Espírito!

Em muitas circunstâncias, o Papa Francisco tem convidado os jovens “a sair do sofá”, a levantarem-se dos seus comodismos e conformismos, para aceitarem os desafios que o Espírito Santo lhes faz, à imagem e exemplo de Maria que acolheu o convite de Deus através do Anjo, levantou-se e partiu para casa de Isabel, para lhe levar a boa nova da alegria e da salvação.

Mas, o Santo Padre quer que a JMJ seja um acontecimento verdadeiramente católico: mundial. Por isso, recentemente dirigiu um grande pedido a toda a Igreja: “Ter um peregrino de cada país do mundo presente na JMJ”! Assim sendo e em resposta a esse desejo do Papa, foi criado o projeto chamado “Igrejas Irmãs”, que se destina a apoiar jovens provenientes de países cujas estruturas eclesiais têm poucos recursos económicos e, por isso, precisam de ajuda financeira para subsidiar a sua participação na JMJ.

Na sequência desse projeto, o Comité Organizador da JMJ da nossa Diocese lançou um desafio às escolas católicas da Diocese para que se envolvam, criando um fundo para pagar as despesas dos jovens de países pobres – voos, vistos, inscrição na JMJ, alojamento – para que todos possam ter a oportunidade de viver a experiência da JMJ.

Aderindo a este apelo, o Colégio vai aceitar com muita alegria o desafio lançado pelo Papa e pelo Comité Organizador diocesano, convidando todos a participar, durante o mês de fevereiro, duma forma mais generosa, no Apoio Fraterno.

O Apoio Fraterno é, no Colégio de São Miguel, como que o coração da própria Comunidade Educativa, porque é a forma ativa e concreta de mostrar, através da partilha, aquilo que Jesus nos ensinou a respeito do amor ao próximo: tudo o que fizerdes a um dos meus irmãos mais pequeninos a Mim o fazeis. É uma prática semanal que todos, no Colégio, vivem há muitos anos e que agora, durante o mês de Fevereiro, vai ser encaminhado para aquele fim. Queremos muito ajudar os jovens de países mais pobres a participar neste encontro com os outros jovens e o Papa Francisco!

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email
Captura de ecrã 2024-04-17, às 12.19.04

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress