Nos dias 16 e 17 de dezembro realizou-se, na antiga escola da Guia, a atividade de Natal da secção dos lobitos do agrupamento 1226 Bajouca.
O tema desta atividade foi “Lobitos salvam o Natal”, cujo objetivo era ajudar os duendes e o pai Natal a conseguirem salvar o Natal, porque existia muito trabalho e os duendes não estavam a conseguir dar conta do recado sozinhos.
A atividade deu início na sexta-feira, onde os lobitos tiveram a sua primeira missão, que era vestirem-se de duendes e de escreverem mensagens de Natal sem saber qual a sua finalidade.
Na manhã seguinte, os lobitos descobriram a sua segunda missão, que consistia em visitar animais, mais especificamente cavalos, pois os duendes também queriam dar “presentes” aos animais. Os lobitos deslocaram-se então ao centro hípico da Guia, onde puderam fazer uma visita guiada em todo o espaço e ainda dar muitos miminhos aos cavalos.
A terceira missão consistia em dar bombons e as mensagens que tinham realizado no dia anterior, às pessoas que encontrassem na rua. O objetivo era que toda a gente recebesse um presente neste Natal. Além das mensagens e dos bombons, ainda existiram pessoas com direito a beijinhos e abraços. Foi um momento mágico de Natal, em que os lobitos perceberam que um simples gesto como aquele, deixou muitas pessoas emocionadas e felizes, porque estão longe das suas famílias nesta altura tão importante do ano e aquele miminho foi muito importante para eles.
Antes do início da atividade, os lobitos tinham a missão de fazer um presente para o amigo secreto. Foi então que, antes do almoço, distribuímos todos os presentes uns pelos outros.
A atividade acabou com uma pequena reflexão de como é importante sermos amigos para as outras pessoas e para os animais. Perceberam ainda que nesta altura do ano tão bonita e mágica uns simples gestos marcam a vida das pessoas.
Os lobitos adoraram visitar o centro hípico, bem como dar miminhos às pessoas que encontravam na rua! Foi uma atividade cheia de risos, amor, partilha e brincadeiras.