No fim de semana de 19 e 20 de novembro a Expedição S. Brás do Agrupamento 1213 – S. João da Ribeira, da região escutista de Santarém, esteve na Quinta do Escuteiro para viver a aventura «À descoberta da Índia». Participaram 25 escuteiros com idades compreendidas entre os 10 e 14 anos e 5 dirigentes. A aventura pretendeu dar a conhecer aos novos elementos a vivência em campo da IIª secção, onde puderam aprender durante o dia de sábado algumas técnicas escutistas, como as construções, utilizando os recursos existentes na Quinta do Escuteiro. No final da tarde amassaram pão com chouriço e cozeram-no no forno a lenha. E claro, no início da noite não podia faltar um dos momentos mais aguardados do dia: o jantar de competição. As 4 patrulhas de exploradores tinham como ingredientes obrigatórios arroz, frango e claro, fazendo jus ao tema, o caril; podendo dar largas à sua imaginação, apresentaram entrada, prato principal e sobremesa. No final da noite viveram um momento de partilha com o fogo de conselho com a apresentação de peças cómicas e de reflexões.
O domingo começou bem cedo com a alvorada, o pequeno almoço e a desmontagem de campo. Em seguida, usufruindo da belíssima capela de campo vivemos um momento de oração com a proclamação do evangelho do dia e uma oração feita pelos guias.
Já com o almoço na mochila, seguiram viagem para a Vila da Batalha para fazerem um jogo de vila, onde também aproveitaram para visitar o Mosteiro e as Capelas Imperfeitas. Já durante a tarde, regressaram a campo, onde terminaram a atividade com a entrega de prémios e a avaliação.
Recebemos esta nota da Filipa Soares, de 13 anos de idade e guia da expedição. A Filipa é a escuteira da primeira foto, que está de frente, a ensinar os seus elementos na construção de um tripé.
“Olá, espero que estejam bem! A nossa atividade correu muito bem, a pior coisa foi a chuva mas também não poderíamos fazer nada. A nossa secção achou o espaço muito agradável, muito acolhedor, com boas condições e era grande, o que era bom como somos ainda alguns. Espero que não tenhamos estragado nada e deixado tudo em condições. Obrigada por esta oportunidade. Beijinhos. (Filipa, Guia de Expedição)
Escrito por Sabina Lopes, Chefe de Unidade
⚠ O módulo não pode ser fornecido porque o conteúdo solicitado não é (por mais tempo) acessível. Entre em contato com o administrador para obter acesso.