Alunos do Colégio da Cruz da Areia visitam “Os Malmequeres”

Esta saída pedagógica foi realizada no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e teve como objetivo fazer com que os alunos contactassem diretamente com a diferença.

No passado dia 18 de janeiro, os alunos do 9.º ano do Colégio Conciliar de Maria Imaculada tiveram o privilégio de poder visitar a instituição “Os Malmequeres”.

Esta instituição teve origem na iniciativa de uma mãe, cujo filho nasceu com trissomia 21. A mesma decidiu juntar algumas pessoas e dinamizar atividades para ocupar o dia a dia do seu filho e de outras crianças e jovens que sofriam da mesma doença. Posteriormente, a instituição, já com outra visibilidade, mudou-se para a sua atual residência.

Alunos do Colégio da Cruz da Areia visitam “Os Malmequeres”

“Os Malmequeres” têm como objetivo apoiar e estimular pessoas com problemas intelectuais e que, devido a estas patologias, podem vir, eventualmente, a tornar-se dependentes. No sentido de contrariar esta circunstância, desenvolvem atividades diversas e didáticas para os seus 17 utentes, prestando-lhes um apoio efetivamente próximo e personalizado.

Nós, alunos do 9.º ano, assim que chegamos às instalações da instituição fomos rececionados por um teatro de sombras chinesas, preparado e idealizado por alguns utentes. De seguida, e divididos em três grupos, pudemos experienciar e ver de perto algumas das atividades que os utentes realizam no seu quotidiano. Por fim, tivemos a oportunidade de dialogar com a diretora da instituição, que esclareceu dúvidas e curiosidades apresentadas pelos alunos.

Esta saída pedagógica foi realizada no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e teve como objetivo fazer com que os alunos contactassem diretamente com a diferença, indo, assim, ao encontro da temática trabalhada na disciplina, ao longo do primeiro período, e, também, do lema das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) “Levanta-te! Faz o bem!”.

Esta visita foi uma excelente oportunidade para os alunos refletirem e se consciencializem para a aceitação e inclusão de todas as pessoas na sociedade, independentemente das suas diferenças físicas, intelectuais ou mentais. Que esta mensagem de respeito acompanhe cada um dos alunos e alunas do nosso Colégio.

Sofia Vieira, aluna do 9.º Ano

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress