Tendo o Padre Gonçalo Corrêa Mendes Teixeira Diniz, por motivos de saúde, pedido dispensa das funções de pároco de Leiria e da Cruz da Areia e ficando assim vago o serviço pastoral às ditas paróquias...
Depois de algum tempo, em que o confinamento provocado pela covid-19, nos impediu de celebrar um conjunto de bons momentos, vamos retomando, paulatinamente, a vida que uma pandemia nos tentou roubar…
Percebi como é agradável pertencer a esta família e, nestes momentos, recebemos as vitaminas que repõem a energia gasta ao longo do ano e um alento extra para nos mantermos firmes nesta nobre missão para o próximo.
A manhã de chuva deixou alguns em casa, mas os resistentes apareceram com vontade de trabalhar, fomos 23 elementos, lobitos, exploradores, caminheiros e chefes.
Nestes dois dias, vivemos intensamente, fomos verdadeiramente felizes e partilhámos um sentimento de família e proximidade que culminou com as promessas dos noviços e aspirantes das diversas secções.
A missão começou em Leiria com o carregamento de comida, medicamentos, produtos de higiene, artigos de bebé em quatro carrinhas de nove lugares. Mais tarde, juntaram-se à caravana mais quatro carrinhas em Vilar Formoso.
O júri, constituído pelo Maestro Jorge Narciso, Diana Costa e P. André Baptista, selecionaram os jovens, analisando a parte técnica e também o serviço pastoral que prestam a nível paroquial e diocesano.
E como o tempo não espera por nós, no dia 17 de julho, na Quinta do Escuteiro, o agrupamento 1198 Santo Agostinho viveu mais um grande momento na sua pequena, mas já grande história.
Chegado o tão desejado dia, a manhã começou chuvosa, o que deixou alguns na dúvida, mas como a vontade era superior às contrariedades e a certeza que o Senhor iria estar connosco, lá nos pusemos a caminho.
Os 13 catequizandos deste grupo fizeram cerca de 250 flores em papel, com uma mensagem encorajadora, e distribuíram-nas aos Bombeiros Sapadores de Leiria, no Centro Hospital de Leiria e no Lar da Santa Casa da Misericórdia.
Pelas 15h00, ia ficando assim mais bonita a Sé Catedral… Estava de novo junto todo o Agrupamento para testemunhar e receber estes novos elementos, nesta grande família que é o CNE, nesta grande e especial família que é o 1198.
As crianças e adolescentes estavam já ansiosos por este momento, uma vez que os meios digitais, apesar de serem uma mais-valia para a continuidade do percurso catequético, nunca substituem totalmente a proximidade física.
Durante este mês de março, as paróquias de Leiria e Cruz da Areia, como campanha quaresmal, promovem uma recolha de bens a favor do Centro de Acolhimento da cidade.
Assim, no passado fim de semana, dias 27 e 28 de fevereiro, umas 50 pessoas de ambas as paróquias, a partir de suas casas, acompanhámos o caminho de Jesus e dos seus discípulos, como a ajuda de textos do evangelho de S. Marcos.
Como é do conhecimento de todos, e até indicação em contrário, as celebrações com a presença do povo estão suspensas. O mesmo se aplica a todas as atividades comunitárias, que, sempre que possível, passarão a funcionar em modo digital.
A habitual Missa para toda a catequese da paróquia, já tradição nesta Solenidade da Imaculada Conceição, não foi possível realizar-se este ano devido à pandemia.
Ao todo, foram quatro grupos do Colégio de Nossa Senhora de Fátima, dois do centro da Sé e dois do centro de Santo Agostinho. A maioria das celebrações decorreu na Sé, mas também na Igreja do Convento Franciscano da Portela os respetivos grupos daquele centro celebraram a Primeira Comunhão e a Profissão de Fé.