Ao longo dos dias 7 e 8 de Dezembro, muitos foram os que passaram pela Sé de Leiria para deixar uma flor ou um ramo junto da imagem do Imaculado Coração de Maria, que nesses dias esteve junto do altar principal.
A habitual Missa para toda a catequese da paróquia, já tradição nesta Solenidade da Imaculada Conceição, não foi possível realizar-se este ano devido à pandemia. Optou-se assim por alargar a toda a comunidade este gesto de consagração e de oferta de flores a Nossa Senhora, que sempre teve grande impacto entre as crianças da catequese.
Em todas as missas do dia 8, no final, a assembleia rezou uma oração de consagração à Virgem Imaculada, da autoria do Papa Francisco. Para Aquela que é a “honra do nosso povo” e a “guardiã solícita da nossa cidade”, se dirigiu esta súplica: «Suscitai em todos nós um renovado desejo de santidade: na nossa palavra, refulja o esplendor da verdade; nas nossas obras, ressoe o cântico da caridade; no nosso corpo e no nosso coração, habitem pureza e castidade; na nossa vida, se torne presente toda a beleza do Evangelho».