Catequese e escuteiros da paróquia de Leiria retomam atividades presenciais

As crianças e adolescentes estavam já ansiosos por este momento, uma vez que os meios digitais, apesar de serem uma mais-valia para a continuidade do percurso catequético, nunca substituem totalmente a proximidade física.

Catequese

Depois de um longo tempo de confinamento, na passada semana voltaram a encontrar-se presencialmente os grupos de catequese da paróquia de Leiria, na Sé e no Convento Franciscano da Portela. O regresso às aulas dos primeiros ciclos do ensino escolar foi o critério decisivo para a decisão deste regresso.

As crianças e adolescentes estavam já ansiosos por este momento, uma vez que os meios digitais, apesar de serem uma mais-valia para a continuidade do percurso catequético, nunca substituem totalmente a proximidade física que, mesmo com as máscaras, permite um frente-a-frente mais verdadeiro. Era por isso notória a alegria de todos…

Em tempo de covid-19, todas as regras de segurança e higienização são cumpridas dentro e fora das salas de catequese, neste novo normal a que já nos habituámos. 

Num cenário ainda incerto quanto ao futuro e por precaução, as principais festas que iriam marcar o final deste ano catequético, como as Primeiras Comunhões e as Profissões de Fé, foram adiadas para depois do Verão, já no princípio do próximo ano pastoral.

Escuteiros

As I e II secções do Agrupamento 127 da Sé recomeçaram também, no passado sábado, as atividades presenciais.

Os Lobitos (I secção) fizeram durante a manhã um percurso ao ar livre, na natureza, entre os Parceiros e a Barosa, durante o qual pararam em 3 postos. Neles, puderam aprender mais sobre São Francisco, o patrono da secção, redescobrir a festa da Páscoa e o seu significado para nós, cristãos, e ainda aprimorar os dotes musicais de cada um.

Já os Exploradores (II secção) estiveram à tarde nas instalações do Centro Social e Paroquial Paulo VI, numa atividade por patrulhas. Cada uma escolheu o seu totem e elaborou a sua bandeirola identificativa, cosendo a figura do respetivo animal no pano a ser exibido. As escolhas de totens foram Lobo, Falcão, Águia, Cuco e Morcego: são os nomes das 5 patrulhas, que nesta atividade tiveram chegadas e saídas desfasadas, para evitar ajuntamentos no local. Assim o exigem os tempos que vivemos… 

Pioneiros e Caminheiros têm regresso marcado para Maio. Esperamos uma evolução favorável da pandemia, para que tal seja possível!

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.