Escuteiros integram caravana humanitária à Polónia

A missão começou em Leiria com o carregamento de comida, medicamentos, produtos de higiene, artigos de bebé em quatro carrinhas de nove lugares.  Mais tarde, juntaram-se à caravana mais quatro carrinhas em Vilar Formoso.
http://lefa.pt/?p=47659

No dia 14 de março, o agrupamento de escuteiros 127 Sé-Leiria, representado por dois dirigentes, partiu numa missão humanitária à Polónia.

A missão começou em Leiria com o carregamento de comida, medicamentos, produtos de higiene, artigos de bebé em quatro carrinhas de nove lugares.  Mais tarde, juntaram-se à caravana mais quatro carrinhas em Vilar Formoso e, ainda em Burgos, um autocarro e duas carrinhas provenientes de Famalicão. Cerca de 48 horas depois, chegámos a Przemysl, cidade a poucos quilómetros da fronteira com a Ucrânia, onde deixámos todos os bens que levámos, que foram mais tarde entregues em Lrpin, nos arredores de Kiev.

Daqui, partimos para Varsóvia, onde no dia seguinte fomos recolher o grupo cidadãos Ucranianos, constituído por crianças e adultos dos 2 aos 76 anos de idade, previamente identificados para viajarem para Portugal.

Nós e mais sete carrinhas regressámos com destino a Lisboa e trouxemos 46 cidadãos ucranianos. O autocarro e as duas carrinhas rumaram para Famalicão com os restantes 58 passageiros.

No regresso, parámos para pernoitar em Breuillet (Paris), a convite do presidente da autarquia, onde a comunidade local preparou uma receção de boas-vindas e providenciou um jantar para todos nós.

A missão terminou em Lisboa pelas 03h30 do dia 20 de março.

Todos os nossos passageiros foram encaminhados aos seus familiares ou a famílias de acolhimento previamente contactadas.

Terminamos esta missão, de coração cheio e com o sentimento do dever cumprido.

De salientar a coragem de todas estas 104 pessoas e desejar-lhes um futuro maravilhoso, se possível no seu país natal, como tanto desejam.

Escrito por Bruno Mendes e Rui Domingues

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email
Captura de ecrã 2024-04-17, às 12.19.04

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress