Nos últimos anos, as paróquias de Leiria e Cruz da Areia têm levado a cabo em conjunto um retiro paroquial. Habitualmente, alguns membros destas duas paróquias aproveitam um fim de semana na quaresma, ou ainda antes dela, para a escuta da Palavra de Deus, a oração e a partilha. Para além do aspeto de renovação espiritual pessoal, é sempre um momento de discernir perspetivas para a vida de ambas as paróquias.
Na situação atual, não quisemos deixar de fazer o nosso retiro, que teve que ser adaptado para o modo digital.
Assim, no passado fim de semana, dias 27 e 28 de fevereiro, umas 50 pessoas de ambas as paróquias, a partir de suas casas, acompanhámos o caminho de Jesus e dos seus discípulos, como a ajuda de textos do evangelho de S. Marcos.
Foi muito importante colocar-nos numa atitude de abertura interior e de escuta da Palavra do Evangelho. Assim, tivemos dois dias intensos de ‘mergulhar’ nos relatos evangélicos, para descobrir mais profundamente quem é Ele e quem somos nós como seus discípulos.
Vivemos dois dias de oração e de renovação espiritual, que também nos deram pistas sobre como viver mais como discípulos de Jesus nos tempos atuais, tanto a nível pessoal, como comunitário.
Curiosamente, fez-se uma avaliação muito positiva do inevitável recurso aos meios digitais, concluindo que isso mesmo permitiu que muitos participassem, o que não teria acontecido, mesmo em tempos sem pandemia, se o retiro fosse apenas presencial. Também neste domínio, ficam pistas para um futuro em que teremos que contar com várias possibilidades de envolvimento das pessoas, provavelmente conciliando a dimensão presencial com a dimensão digital.
A partir da Palavra de Deus, podemos ir trilhando os mesmos caminhos de sempre do Evangelho, adaptando-nos aos novos desafios que o Senhor nos vai colocando. No fundo, é isto mesmo o que significa ser discípulos- missionários…