Retiro paroquial em Leiria e na Cruz da Areia

Assim, no passado fim de semana, dias 27 e 28 de fevereiro, umas 50 pessoas de ambas as paróquias, a partir de suas casas, acompanhámos o caminho de Jesus e dos seus discípulos, como a ajuda de textos do evangelho de S. Marcos.

Nos últimos anos, as paróquias de Leiria e Cruz da Areia têm levado a cabo em conjunto um retiro paroquial. Habitualmente, alguns membros destas duas paróquias aproveitam um fim de semana na quaresma, ou ainda antes dela, para a escuta da Palavra de Deus, a oração e a partilha. Para além do aspeto de renovação espiritual pessoal, é sempre um momento de discernir perspetivas para a vida de ambas as paróquias.

Na situação atual, não quisemos deixar de fazer o nosso retiro, que teve que ser adaptado para o modo digital.

Assim, no passado fim de semana, dias 27 e 28 de fevereiro, umas 50 pessoas de ambas as paróquias, a partir de suas casas, acompanhámos o caminho de Jesus e dos seus discípulos, como a ajuda de textos do evangelho de S. Marcos.

Foi muito importante colocar-nos numa atitude de abertura interior e de escuta da Palavra do Evangelho. Assim, tivemos dois dias intensos de ‘mergulhar’ nos relatos evangélicos, para descobrir mais profundamente quem é Ele e quem somos nós como seus discípulos.

Vivemos dois dias de oração e de renovação espiritual, que também nos deram pistas sobre como viver mais como discípulos de Jesus nos tempos atuais, tanto a nível pessoal, como comunitário.

Curiosamente, fez-se uma avaliação muito positiva do inevitável recurso aos meios digitais, concluindo que isso mesmo permitiu que muitos participassem, o que não teria acontecido, mesmo em tempos sem pandemia, se o retiro fosse apenas presencial. Também neste domínio, ficam pistas para um futuro em que teremos que contar com várias possibilidades de envolvimento das pessoas, provavelmente conciliando a dimensão presencial com a dimensão digital.

A partir da Palavra de Deus, podemos ir trilhando os mesmos caminhos de sempre do Evangelho, adaptando-nos aos novos desafios que o Senhor nos vai colocando. No fundo, é isto mesmo o que significa ser discípulos- missionários…

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Leia esta e outras notícias na...

Escrito por:

Partilhar / Print

Share on facebook
Share on twitter
Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.