Catequistas de Leiria terminam o ano com caminhada na serra

Chegado o tão desejado dia, a manhã começou chuvosa, o que deixou alguns na dúvida, mas como a vontade era superior às contrariedades e a certeza que o Senhor iria estar connosco, lá nos pusemos a caminho.

Terminámos mais um ano atípico, em que alternámos sessões de catequese entre o presencial e o on-line. Ultrapassadas as dificuldades, sentimos necessidade de recuperar forças, e nada melhor que nos unirmos. 

Desta forma, os catequistas dos vários centros da paróquia de Leiria programaram um convívio que incluía uma pequena caminhada com lanche. Seria realizada no dia 3 de julho à tarde na Ecopista de Porto de Mós, em pleno ambiente de serra e respeitando as regras de segurança que se impõem. 

Chegado o tão desejado dia, a manhã começou chuvosa, o que deixou alguns na dúvida, mas como a vontade era superior às contrariedades e a certeza que o Senhor iria estar connosco, lá nos pusemos a caminho. 

O ambiente estava fantástico e o sol brilhava. Alguns raios refletiam no verdejante da diversificada flora, que baloiçava ao sabor de uma ligeira brisa. Borboletas multicoloridas e o chilrear da passarada fizeram-nos companhia ao longo de um percurso que, ora era ladeado por altos rochedos, ora nele se vislumbravam vales a perder de vista. 

E foi nesta maravilha que Deus nos colocou à disposição que fomos fazendo caminho. Boa disposição, convívio, umas vezes em pequenos grupos outras mais a sós, mas cada um no seu ritmo. Fomos absorvendo o que nos rodeava e eliminando aos poucos a intensidade das rotinas do dia-a-dia que sobre nós pesava. 

Embutidos nesta alegria e com uma passada mais lenta, fomos perdendo alguma energia, mas por sorte já nos encontrávamos perto do local para o merecido repasto. Como o Senhor nos acompanhava, falámos com Ele sobre a semente e percebemos a nossa importância na divulgação da Sua Palavra junto dos mais jovens. Partilhámos alguns alimentos e algumas impressões da nossa experiencia. A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos! 

Conscientes da nossa missão e com a vontade reforçada, deixámos o local com o espírito renovado.

Escrito por Rui Santos 

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.