Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ)

Este ano, o SDPJ Leiria-Fátima conta com a colaboração da equipa dos Convívios Fraternos para a dinamização dos encontros do grupo F5.
Descrever o que aconteceu em Santiago de Compostela e no caminho seria pouco para compreender o que lá vivemos nestes dias.
Página da Comissão Para a Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis da Diocese de Leiria-Fátima
Galeria de fotos do piquenine JMJ. 26 de junho de 2022.
Iniciativa vai decorrer em Santiago de Compostela, de 3 a 7 de agosto, apontando à JMJ Lisboa 2023.
Sob a orientação de Miguel Serra, a animação musical da celebração da missa do ENDIAD na Basílica da Santíssima Trindade e presidida por D. José Ornelas, foi o culminar de alguns ensaios e uma nova oportunidade.
Cada um recebeu uma vela com a data de 14 de Março de 2020 gravada, data em que estava previsto o encontro de oração jovens+Bispo em Porto de Mós, o que não aconteceu devido à pandemia.
A diocese de Leiria-Fátima marcou a sua presença em força e contou com mais de um autocarro de apoiantes da banda do Grupo de Jovens Santa Catarina, da paróquia da Azoia.
Ainda não tinham soado as 9h00 da manhã e já o Santuário de Fátima se enchia das cores da JMJ Lisboa 2023: verde, vermelho e amarelo. Explicou o padre André Batista, coordenador do Comité Organizador Diocesano de Leiria-Fátima, que “este encontro foi uma excelente oportunidade para dar a conhecer a JMJ nas suas diversas dimensões”. 
Os jovens de Leiria-Fátima vão poder participar apenas nos dias 3 a 7 de agosto em Santiago de Compostela, mas podem também fazer a experiência de percorrer os “Caminhos de Santiago” a pé, desde Ribadavia, pelo Caminho Miñoto-Ribeiro, com direito à credencial de peregrino, a Compostelana.
Neste dia, que se adivinha de muita festa, convívio e diversão, decidimos, juntamente com o SDC, começar com o aprofundamento da vida de Maria, que é a protagonista do tema da JMJ Lisboa 2023.
A oração Shemá da última sexta-feira do mês de março foi reservada para marcarmos a Quaresma de uma forma particular.
Antes de se  porem a caminho, para quebrar o gelo daquela manhã bem fresquinha, foram formados grupos com as cores das vigararias da Diocese de Leiria-Fátima.
O Logo a Caminho pretende dar a conhecer a Jornada Mundial da Juventude 2023 através de uma réplica de cerca de 60 cm de altura do logo desta JMJ, que consiste numa cruz, pintada com as cores da bandeira portuguesa.
Num espetáculo a ter lugar no auditório do Centro Pastoral Paulo VI às 14h30 e que será reflexo de várias expressões artísticas, entre elas, o teatro, a dança e a música, toda a diocese, desde os mais novos até aos mais velhos, vai ter oportunidade de conhecer a incrível experiência de uma JMJ.
A Peregrinação Diocesana a Fátima acontece no dia 3 de abril de 2022, com um programa semelhante ao habitual: caminhada por vigararias, Rosário, Eucaristia, almoço nos parques e uma proposta para a tarde, que este ano é um Espetáculo de Apresentação da JMJ à Diocese.
A Vigília Jovem pela Paz vai estar divida em três grandes núcleos: a Vigília propriamente dita até às 5h00; seguida de duas horas de Adoração Eucarística e, às 7h30, a celebração da Eucaristia. 
O Retiro 24, como nos anos anteriores, convida os jovens a dedicarem-se à oração, de várias formas diferentes e a investirem mais tempo de intimidade com o Senhor.
O COD de Leiria-Fátima (Comité Organizador Local da JMJ) vai propor esta Via Sacra no Shemá agendado para dia 25 de março, no Seminário de Leiria, às 21h30.