Foi no fim de semana de 7 e 8 de maio, que Aveiro acolheu as 13 bandas participantes no Festival Nacional da Canção Mensagem, vencedoras do respetivo Festival Diocesano.
Este evento tão esperado contou com 87 jovens de todo o país que se reuniram pela música e pela fé. Foi essencial para, depois de meses de separação e distância, reunir novamente as dioceses e o país, numa celebração tão importante.
Ao longo dos dois dias, os concorrentes foram postos à prova e desafiados a realizar workshops nas mais diversas áreas. Houve tempo para nos sentarmos, explorarmos as nossas emoções e partilharmos aquilo que sentimos ao longo desta jornada musical e religiosa e, mais tarde, nos dedicarmos à curiosa fabricação de ovos moles, que deixou todos com água na boca.
Foram também dias marcados pelos bonitos momentos de oração, protagonizados não só pelos organizadores, mas também pelos próprios participantes, que viram nestes uma oportunidade para partilhar um pouco das suas experiências e contar a sua história.
No domingo, chegou o tão aguardado concurso final, marcado pelas animadas atuações e estrondosas claques apoiantes de cada banda. A grande vencedora foi a banda pertencente à diocese de Lamego, que celebrou a vitória cantando a sua música em conjunto com todos os restantes participantes.
A diocese de Leiria-Fátima marcou a sua presença em força e contou com mais de um autocarro de apoiantes da banda do Grupo de Jovens Santa Catarina, da paróquia da Azoia.
Enquanto elemento participante da banda que representou a nossa Diocese, só me resta agradecer à Pastoral Juvenil de Aveiro, ao padre Leonel Abrantes, ao padre Filipe Diniz, diretor do Departamento Nacional, a todos os restantes membros organizadores do Festival Nacional e a toda a Diocese Leiria-Fátima que fizeram desta, uma experiência inesquecível.