Jovens de Leiria-Fátima refletem sobre o seu papel na comunidade em dia de Peregrinação Diocesana

Antes de se  porem a caminho, para quebrar o gelo daquela manhã bem fresquinha, foram formados grupos com as cores das vigararias da Diocese de Leiria-Fátima.

Na manhã de domingo reuniram-se junto à igreja de São Mamede mais de uma centena de jovens da Diocese de Leiria-Fátima, que partiriam rumo ao Santuário de Fátima, em peregrinação. Antes de se  porem a caminho, para quebrar o gelo daquela manhã bem fresquinha, foram formados grupos com as cores das vigararias da Diocese de Leiria-Fátima, que tiveram de fazer corresponder a cada paróquia os seus padroeiros.

Dado o sinal de partida, iniciaram o seu percurso, mas eis que se ouve uma sirene que fez parar o grupo todo. Pelo caminho, havia algumas perguntas que faziam os pequenos grupos refletirem: “O que significa para ti ser cristão?”, “Sentes que fazes parte da Igreja?”, “Sentes que há na Igreja, na nossa comunidade, lugar para os jovens viverem e expressarem a alegria que os caracteriza?”. Para responder a estas perguntas foram colocados vários desafios, tais como escolher um refrão de uma música, construir um puzzle de uma igreja e elaborar uma prece para o momento da oração que se seguiria.

À chegada ao Centro Pastoral Paulo IV, juntou-se a nós o Logo a Caminho, uma réplica de cerca de 60 cm do logo da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, vindo da Marinha Grande, para tornar presente nesta peregrinação a JMJ e iniciar a oração que se dividia em três importantes diálogos de Maria: com a sua prima Isabel, que dá o lema à nossa JMJ; com as três crianças mais conhecidas de Fátima, o Pastorinhos; e, por fim, com cada um daqueles jovens.

Para terminar esta manhã, seguiram em direção ao Santuário, onde pararam em frente à Capelinha das Aparições, e rezaram em comunidade o último mistério do terço que já se fazia ouvir por todo o recinto. Por fim, participaram na Eucaristia presidida pelo tão querido do jovens bispo emérito D. António Marto.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress