A oração Shemá da última sexta-feira do mês de março foi reservada para marcarmos a Quaresma de uma forma particular. Neste momento de oração tivemos a oportunidade de, em pleno fim de semana de 24 horas para o Senhor, rezar a Via Sacra proposta pelo Comité Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Contemplamos de perto os momentos derradeiros da vida de Jesus, num diálogo de oração na primeira pessoa, e tivemos oportunidade de fazer o nosso próprio diálogo com Ele, venerando a Cruz em que morreu por nós.
Também os estudantes do Ensino Superior de Leiria reviveram estes últimos momentos da vida de Jesus
Numa das suas Quasessions, os serões que marcam a Quaresma do Serviço de Pastoral do Ensino Superior (SPES) de Leiria-Fátima, também os estudantes rezaram esta Via Sacra da JMJ, carregando a cruz de Jesus ao longo das 14 estações propostas, e venerando-a no Calvário.
A Via Sacra proposta pelo COL foi também rezada por outras Dioceses do país e imagens desses momentos podem ser vistas no site oficial da Jornada Mundial da Juventude. As meditações de cada estação podem ser encontradas em www.lisboa2023.org/pt/artigo/via-sacra.
Sabias que…?
Na Jornada Mundial da Juventude há um espaço chamado “Parque do Perdão” ou “Festa da Reconciliação?
É um espaço, geralmente ao ar livre, onde são instalados confessionários, em que qualquer peregrino pode confessar-se.
Na JMJ Roma 2000 foram colocados 300 confessionários portáteis no Coliseu e no Circus Maximus, em que estiveram mais de 2000 sacerdotes, que ouviram confissões em 30 línguas diferentes.
Os Papas que já presidiram às JMJ também se disponibilizam para atender a confissão de alguns peregrinos.