A oração Shemá da última sexta-feira do mês de março foi reservada para marcarmos a Quaresma de uma forma particular. Neste momento de oração tivemos a oportunidade de, em pleno fim de semana de 24 horas para o Senhor, rezar a Via Sacra proposta pelo Comité Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
![](https://www.leiria-fatima.pt/wp-content/uploads/2022/04/Jovens-da-Diocese-rezam-Via-Sacra-proposta-pela-JMJ-Lisboa-2023-1024x682.jpg)
Contemplamos de perto os momentos derradeiros da vida de Jesus, num diálogo de oração na primeira pessoa, e tivemos oportunidade de fazer o nosso próprio diálogo com Ele, venerando a Cruz em que morreu por nós.
Também os estudantes do Ensino Superior de Leiria reviveram estes últimos momentos da vida de Jesus
Numa das suas Quasessions, os serões que marcam a Quaresma do Serviço de Pastoral do Ensino Superior (SPES) de Leiria-Fátima, também os estudantes rezaram esta Via Sacra da JMJ, carregando a cruz de Jesus ao longo das 14 estações propostas, e venerando-a no Calvário.
A Via Sacra proposta pelo COL foi também rezada por outras Dioceses do país e imagens desses momentos podem ser vistas no site oficial da Jornada Mundial da Juventude. As meditações de cada estação podem ser encontradas em www.lisboa2023.org/pt/artigo/via-sacra.
Sabias que…?
Na Jornada Mundial da Juventude há um espaço chamado “Parque do Perdão” ou “Festa da Reconciliação?
É um espaço, geralmente ao ar livre, onde são instalados confessionários, em que qualquer peregrino pode confessar-se.
Na JMJ Roma 2000 foram colocados 300 confessionários portáteis no Coliseu e no Circus Maximus, em que estiveram mais de 2000 sacerdotes, que ouviram confissões em 30 línguas diferentes.
Os Papas que já presidiram às JMJ também se disponibilizam para atender a confissão de alguns peregrinos.