No fim de semana de 30 de novembro e 1 de dezembro, os jovens nascidos em 2009, da paróquia de Santa Catarina da Serra, participaram num retiro no Espaço Jovem Papa Francisco, em Fátima. Estiveram presentes os alunos do 10.º ano de catequese, acompanhados por alguns animadores, 12 jovens do grupo JC Reincidência da nossa paróquia e, como sempre, pelo nosso padre Mário.
Este retiro foi uma oportunidade para estar mais próximos de Deus e procurar o nosso lugar na comunidade com o auxílio d’Ele.
Tal como o bambu, aprendemos que existem várias formas de viver bem em comunidade: fragilidade, força e modéstia, estabilidade e liberdade, flexibilidade, sabedoria adquirida pela experiência, simplicidade, renovação, mudança e persistência.
Os grupos foram organizados em torno de figuras inspiradoras: Santa Jacinta Marto, São Francisco Marto, irmã Lúcia de Jesus, Carlo Acutis, Santa Teresa de Ourém e Christophora Klomfass.
Ao longo do fim de semana, realizámos atividades de convívio, reflexão e partilha, sempre acompanhadas por cânticos que trouxeram alegria e união ao grupo.
A despedida culminou com a celebração da Eucaristia, um momento de agradecimento pelo dom de saber viver em comunidade.
Testemunho
Neste fim de semana, fui monitora/animadora num retiro de catequese para jovens do 10.º ano, uma experiência profundamente enriquecedora. Entre formação, momentos de oração, jogos e teatros, vivemos uma dinâmica intensa que uniu reflexão espiritual e alegria em grupo. Acompanhar estes jovens e partilhar este percurso foi inspirador. Mais do que orientar, aprendi com eles, sentindo o poder da comunhão e da fé vivida em comunidade. Foi um fim de semana que reforçou a esperança, o companheirismo e o amor nos nossos corações. (Uma jovem animadora de primeira viagem)