Foi com alegria e reconhecida estima que a paróquia de Santa Catarina da Serra preparou e viveu um momento de homenagem ao padre Mário Verdasca, no passado dia 29 de março.
Cada pormenor foi delineado com carinho e dedicação, para que a tarde fosse vivida em ambiente de verdadeira confraternização.
O programa iniciou-se com um momento solene, no auditório da Junta de Freguesia, que foi decorado a rigor, com as bandeiras dos diferentes locais de culto. Neste espaço, instituições, movimentos e serviços da paróquia dirigiram uma breve palavra ao padre Mário.
Ouviram-se muitas palmas pelas palavras belas, sinceras e emotivas. No momento final, foi feito o reconhecimento público de que o padre Mário Verdasca, durante vinte e nove anos, foi o grande protagonista desta paróquia, que conta com quatrocentos e setenta e cinco anos de história. Para que dele fique memória física para as gerações vindouras, foi comunicado que o Museu da Comunidade, idealizado e promovido pelo próprio, passaria a denominar-se Museu padre Mário Verdasca. Junto à porta foi colocada uma placa com a inscrição:
Museu padre Mário Verdasca
Comunidade de Santa Catarina da Serra
Museu intitulado padre Mário Verdasca a 29.03.2025,
em homenagem ao próprio, pelos vinte e nove anos ao serviço desta paróquia.
Seguiu-se um encontro no qual as crianças da catequese manifestaram a sua gratidão com uma grande faixa onde se lia: “Obrigado, padre Mário.” Cantaram-se os parabéns e repartiram-se dois grandes bolos pela multidão ali presente.
Chegou então o momento de dar graças a Deus pelo dom da vida e do sacerdócio do padre Mário. A comunidade reuniu-se em volta do altar, com a igreja de portas abertas, para que todos pudessem ser acolhidos.
Num ofertório solene, os vários movimentos da paróquia levaram ao altar símbolos representativos da sua missão na comunidade, realçando-se o relógio e a pequena árvore bonsai que, no final da celebração, lhe foram oferecidos como gesto de gratidão pelo tempo dedicado ao serviço da paróquia e pela intensa vida que aqui gerou.
Seguiu-se o jantar convívio para todos, num ambiente de festa e gratidão.
Com a certeza de que a amizade prevalece, rezamos pelo padre Mário Verdasca, para que a humildade, a coragem e a fé de santa Catarina de Alexandria sejam, para ele, conforto e estímulo no exercício do seu ministério e na missão que, agora, vai abraçar.