Primeira Comunhão

Todas estas crianças sentiram-se completas e muito contentes por terem recebido dois sacramentos tão importantes para a caminhada cristã.
Pedras vivas que fizeram uma caminhada catequética nestes três anos, sentindo-se muito felizes por este momento em que se preparavam para acolher Jesus em si.
No dia em que as crianças do 3º catecismo da paróquia da Calvaria participaram plenamente na Eucaristia pela primeira vez, com a Comunhão Eucarística.
Ao longo de toda a celebração deu para perceber que as crianças estavam muito compenetradas no que estava a acontecer e no ato em que iam participar pela primeira vez.
No domingo, dia 7 de maio, à semelhança de todas as celebrações feitas na paróquia dos Pousos, a celebração da Primeira Comunhão dos meninos do 3° ano da catequese, foi simplesmente especial e esgotou os lugares da igreja.
O relógio estava já nas 11h30 quando demos início à celebração que foi presidida pelo nosso pároco, Rui Acácio.
No domingo, dia 7 de maio, 35 pedras vivas da família paroquial dos Milagres receberam a Primeira Comunhão.
A celebração foi conjunta com as crianças de Martingança, Moita e Pataias, e foi vivida em ambiente de grande festa e de alegria.
As celebrações vão continuar já este próximo fim-de-semana com a Profissão de Fé, sempre com os olhos postos em Deus e com a ajuda do Espírito Santo para melhor vivermos todos em comunidade. 
O padre David felicitou-os por este momento de felicidade e recomendou-lhes que  esta fosse a primeira de muitas vezes que iriam receber Jesus Cristo presente na hóstia consagrada.
A participação dos pais, familiares e toda a comunidade, que encheram a igreja, tornaram ainda mais belo este encontro na Eucaristia.
Após alguns anos de catequese e um tempo de preparação direcionado ao sacramento da Eucaristia, foi muito salutar e motivo de júbilo a celebração da Primeira Comunhão.
Também as catequistas foram imprescindíveis, tanto na preparação como na atenção às crianças e sua orientação em cada um dos momentos.
Todas estas crianças sentiram-se completas e muito contentes por terem recebido dois sacramentos tão importantes para a caminhada cristã.
O momento central, que as crianças da Primeira Comunhão ansiavam chegou finalmente. Os seus rostos deixavam transparecer alegria e um certo encanto.
E os pais? Os pais, após terem pedido o Batismo para os seus filhos, foram ajudando a descobrir a importância da Fé e o desejo de a alimentar com a participação ativa na vida de Igreja, sempre com a ajuda das catequistas, disponíveis e atentas.
A celebração, que decorreu durante a tarde, na igreja paroquial, reuniu as 23 crianças deste grupo e os seus familiares, e foi vivida em ambiente de festa e de alegria, na certeza de que Jesus vem a nós, e fica “tão perto de mim que até Lhe posso tocar”.
Dez meninas e dez meninos, vestidos a rigor, proporcionaram a todos os presentes uma cerimónia muito bonita e emotiva.
Devido às restrições decorrentes da pandemia de Covid-19, sacerdotes, catequistas e pais concordaram em adiar a celebração, que normalmente se teria realizado no 3.º ano, e realizá-la em vários momentos, ao longo do ano, com grupos mais pequenos.
Depois de uma preparação profunda e dedicada, acompanhados pela catequista Maria do Rosário, alimentaram-se pela primeira vez do Corpo de Jesus na Eucaristia.