No domingo, dia 21 de maio, o grupo de 3º ano da catequese da paróquia das Matas recebeu pela primeira vez Jesus no seu coração.
Esta cerimónia reuniu crianças, famílias e toda a comunidade paroquial. Para a possível realização desta cerimónia tão bonita, as crianças tiveram primeiro de procurar a reconciliação de forma a perdoar todos os seus pecados. Esta reconciliação foi dada num dos dois encontros realizados pelo nosso pároco, em conjunto com a paróquia de Espite, onde foi também falado sobre a importância da Eucaristia e todas as partes que a compõem.
A igreja foi ornamentada com vários símbolos que representaram este ano catequético e sobre homilias que foram dadas pelo padre Marcelo. Decidimos dar ênfase à frase “Eucaristia fonte de vida”, pois este foi o nosso lema ao longo deste último ano.
Ao entrarem na igreja, estas crianças traziam uma rosa branca que levaram até um vaso colocado no altar, que depois foi levado para junto da padroeira da nossa paróquia, Nossa Senhora do Patrocínio.
Após a proclamação da Palavra e terminada a breve homilia presidida pelo padre Marcelo, chegou a altura da apresentação de alguns símbolos que representam toda a caminhada destas crianças como de todos nós cristãos. No cortejo seguiram o cálice, as galhetas com o vinho e a água, umas pequenas lembranças e ainda um símbolo que representava este ano de catequese. Por ter sido um ano diferente de catequese onde essencialmente a catequese foi dada na Eucaristia, fazia todo o sentido este símbolo ser um cálice e uma hóstia, que representam o corpo e sangue de Cristo
Depois do momento da consagração chegou o momento tão aguardado por estas sete crianças, o momento de receber Jesus no seu coração!
Todas estas crianças sentiram-se completas e muito contentes por terem recebido dois sacramentos tão importantes para a caminhada cristã. No final da Eucaristia e antes da típica foto com o sacerdote, foram distribuídas as lembranças que eram constituídas por um terço e um livro de orações.
Como catequista, fazer um agradecimento especial a todos os pais que estiveram sempre presentes apesar de todas as adversidades que existiram, ao grupo coral que tão bem animaram esta celebração e ao nosso pároco.