Festa da Primeira Comunhão na Freixianda

Ao longo de toda a celebração deu para perceber que as crianças estavam muito compenetradas no que estava a acontecer e no ato em que iam participar pela primeira vez.
http://lefa.pt/?p=52855

No dia 14 de maio, na igreja paroquial da Freixianda, fizeram a sua primeira comunhão as 22 crianças que estão a frequentar o 3º ano de catequese. Estando a assembleia já reunida, as crianças entraram em cortejo litúrgico e, ocupando os seus lugares, integraram a mesma assembleia para, em conjunto, celebrarem o mistério da Eucaristia em que Jesus se dá a nós como alimento.

Uma catequista apresentou as crianças e propôs ao pároco que as admitisse à sagrada comunhão. Um casal, em nome de todos os pais, declarou que estavam conscientes da importância deste dia e que iriam continuar a desempenhar a sua missão de primeiros educadores da fé dos seus filhos. As próprias crianças manifestaram que queriam muito receber Jesus na sagrada comunhão.

E a celebração prosseguiu no seu ritmo normal, tendo sido as crianças a apresentar as invocações do ato penitencial, do credo e da oração universal. Uma delas cantou o salmo responsorial. As leituras foram da responsabilidade dos pais. Também foram as crianças que apresentaram o pão e o vinho para serem consagrados. Alguns dos cânticos foram entoados apenas pelas crianças, em diálogo com o grupo coral e com a assembleia.

Ao longo de toda a celebração deu para perceber que as crianças estavam muito compenetradas no que estava a acontecer e no ato em que iam participar pela primeira vez: receber Jesus na sagrada comunhão. E fizeram-no com fé e amor a Jesus. O modo como se aproximaram da mesa eucarística, o silêncio que mantiveram a seguir, a alegria com que cantavam “Jesus, eu amo-te” foram bem a expressão dessa atitude de fé e amor a Jesus.

No final da celebração, o pároco agradeceu aos catequistas, acólitos e grupo coral, enalteceu a importância da missão dos pais e deu os parabéns às crianças, entregando-lhes como recordação o diploma da primeira comunhão.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress