Festa da Primeira Comunhão na Freixianda

Também as catequistas foram imprescindíveis, tanto na preparação como na atenção às crianças e sua orientação em cada um dos momentos.

No dia 29 de maio, 19 crianças da comunidade paroquial da Freixianda fizeram a sua Primeira Comunhão, na igreja paroquial, que se encontrava repleta de fiéis, fazendo lembrar os tempos de antes da pandemia. Foi uma celebração muito vivida e participada por todos, a começar pelas crianças que se mantiveram muito atentas, do princípio ao fim, deixando transparecer nos seus rostos a alegria que lhes inundava o coração por receberam Jesus, pela primeira vez, na sagrada comunhão.

O modo compenetrado como cada criança foi apresentando, no momento próprio, as invocações do ato penitencial, do credo e da oração universal, a exuberância com que participaram nos cânticos e nos gestos que os acompanhavam, tendo uma delas cantado a solo o salmo responsorial, a dignidade como se deslocaram, serenamente e sem atropelos, no cortejo de entrada, na apresentação dos dons e no cortejo para a comunhão, foram deveras edificantes, contribuindo profundamente para a beleza e o enlevo da celebração.

Se no centro das atenções estavam principalmente as crianças, pois era a celebração da sua Primeira Comunhão, foi igualmente importante a participação dos pais, que proferiram as leituras da Palavra de Deus e procederam à recolha das ofertas. Também as catequistas foram imprescindíveis, tanto na preparação como na atenção às crianças e sua orientação em cada um dos momentos. O grupo coral foi também fundamental para que o canto suscitasse a fé e o louvor. Em síntese, diremos que toda a assembleia se deixou contagiar pela seriedade, compostura e encanto de cada um dos momentos, alguns deles vividos com muita emoção.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress