No dia 22 de maio, a paróquia de Casal dos Bernardos celebrou a Primeira Comunhão de quatro crianças. A Santa Missa começou com o cortejo de entrada no qual se integraram as crianças do 3º ano e os seus pais. Na liturgia da palavra, duas mães proclamaram digna e solenemente as duas primeiras leituras.

Na homilia, o nosso pároco, padre João Pedro, dirigindo-se especialmente às crianças, sublinhou a centralidade da pessoa de Jesus Cristo na nossa fé, e como o Senhor iria dar-se em alimento às crianças que estavam para O receber, em corpo, sangue, alma e divindade; por isso, se chama a Jesus “o Santíssimo Sacramento”, uma vez que neste sacramento Jesus está presente de modo único, como Homem Verdadeiro e Deus Verdadeiro. Frisou também o momento da primeira Comunhão da irmã Lúcia, a vidente de Fátima, que testemunhou no livro das Memórias: “A partir daquela Comunhão, passei a amar muito a Jesus, e nunca mais fui a mesma”. No final da homilia, o padre João fez votos de que “esta Comunhão fosse a primeira de muitas”.
Dando continuidade à nossa celebração, as crianças e os pais fizeram o ofertório solene, levando ao altar, além da matéria para o santo sacrifício, algumas coisas relacionadas com a vida cristã de cada um. O momento central, que as crianças da Primeira Comunhão ansiavam chegou finalmente. Os seus rostos deixavam transparecer alegria e um certo encanto, pois iriam receber esse especial amigo, que muito as amava, Jesus, “escondido” na Hóstia Santa.
De assinalar também, o momento após a ação de graças. Estando nós no mês de maio, mês tradicionalmente dedicado a Nossa Senhora, as crianças fizeram um gesto simples, mas comovente, de ofertar um rosa a Nossa Senhora, símbolo de amor filial, enquanto se entoava “Mãe, olha para mim!”. Foi uma celebração muito bela e participada.
No final, houve a entrega dos respetivos diplomas e de um presente a cada das crianças. Rezemos para que estas crianças, ajudadas pelos seus pais, progridam cada vez mais no amor a Jesus Eucaristia.