Para a História: Juncal com viagem ao passado, em tempos confinados

Foi lançado, na página Facebook da paróquia do Juncal, um desafio de partilha de fotos antigas, de um passado mais ou menos recente.

Com Júlio Martins

Foi lançado, na página Facebook da paróquia do Juncal, um desafio de partilha de fotos antigas, de um passado mais ou menos recente. Surpreendentemente, surgiram centenas de fotos, que “movimentaram” os paroquianos a irem ao baú, em busca de registos.

Podemos afirmar que, apesar do distanciamento a que estamos votados, houve encontro, encontro de pessoas, de gerações, de memórias, de saudades…

Analisando as fotos e comentários, podemos também concluir que a Igreja, foi e é um elemento congregador da comunidade. Foi no passado através de grupos e movimentos existentes, como o Patronato, o Grupo de Teatro, a Ação Católica, a Cruzada Eucarística, as festas do padroeiro, a catequese… É também de realçar que houve (e ainda há!) pessoas que se dedicavam à comunidade, como catequistas, beneméritos, impulsionadores e organizadores de eventos, párocos, etc… que marcaram toda a história desta paróquia.

Algo que nos surpreendeu, e nos faz refletir, foi a participação de muitos jovens, que foram em busca de fotos dos pais, avós, bisavós, e nos foram enviando, muitos deles nem moram no Juncal. Há laços que nunca se quebram e desta vez foi mesmo notório.

Acima de tudo, sensibilizou-nos a gratidão que nos foi transmitida por tal iniciativa, demonstrando a importância deste tipo de “movimento”, mais ainda em tempos como o que estamos a viver. É sempre bom recordar o passado, não por mero saudosismo, mas para trazer à memória o que fomos e fortalecer em nós o desejo de viver e continuar a escrever as páginas da nossa história … e Deus participa nela… e a faz melhor!

Comunhão Solene em 1960.
Acção Católica.
Cortejo de oferendas
Teve lugar em 1955 um cortejo de oferendas para construção de um “posto de socorros” no Juncal. Este posto tinha como intenção prestar os primeiros socorros e serviços de enfermagem. O local era um terreno oferecido à Paróquia pelo sr. José Coelho da Silva onde depois foi construído o Centro de Bem Infantil do Juncal. Envolveu toda a Paróquia numa manifestação de alegria manifestada nos ranchos que se organizaram. Nunca foi construído por falta de acordo com as entidades públicas.
Cortejo de oferendas
Cortejo de oferendas
Cortejo de oferendas
Cruzeiro
O Cruzeiro do Juncal construído pela Paróquia num terreno oferecido pela família Calado da Maia. Inaugurado no dia 21 de Julho de 1954 na comemoração do 3.º aniversário da visita da Imagem de N. Sra. de Fátima ao Juncal. Foram ali, também, comemorados o 1.º centenário da proclamação do Dogma da Imaculada Conceição, em 1954, o 1.º Centenário das aparições de N. Sra. em Lurdes em 1958, o Cinquentenário das aparições de N. Sra. em Fátima, ocorrendo a sua restauração em 31 de Julho de 1988 na celebração no Ano Jubilar do 2.º milénio do Nascimento de N.ª Senhora. Foi de novo restaurado em 2011 assinalado com uma lápide “Em memória dos homens que construíram e perpetuam este monumento.”
Cruzeiro
Inauguração do Centro Infantil
O Centro Infantil da Paróquia do Juncal foi criado em 1959 pelo Rev.º Padre Benevenuto de Oliveira Dias, ao tempo Pároco do Juncal, e funcionava no Salão Paroquial. Em 22-7-1973, sob impulso do Padre Manuel Luís Maço, então Pároco do Juncal foi organizado um cortejo de oferendas e lançada a 1.ª pedra do novo edifício que veio a ser inaugurado em 5/9/1976 e que cumpria todas as exigências que um equipamento moderno de apoio social na área da infância, devia cumprir.
Festa em honra dos soldados Juncalenses
Teve lugar no dia 5 de junho de 1966 uma festa de homenagem aos militares, naturais e/ou residentes na freguesia do Juncal que, no cumprimento de um dever que a Pátria lhes impunha, tinham servido as Forças Armadas na guerra do Ultramar.
Bombeiros de amanhã
Na década de 60 do século passado, foram muitos os momentos festivos organizados, quer pela Paróquia, quer pela Junta de Freguesia. Num desses momentos foi organizado um pequeno carro alegórico aos Bombeiros com um grupo de pré-adolescentes devidamente uniformizados a que foi chamado de “Bombeiros de amanhã”. Foi prenúncio do que veio a acontecer alguns anos mais tarde com a criação da Corporação dos Bombeiros Voluntários do Juncal.
Estádio da pinhoca
Igualmente, nos anos 60 o então “estádio da pinhoca” foi ampliado e remodelado passando a chamar-se Campo de Jogos João Lopes Coelho da Silva. Os quatro jovens atletas pertenciam à equipa de futebol amador juncalense.
Cortejo de oferendas em Porto de Mós
A foto demonstra a participação da freguesia do Juncal no cortejo de oferendas organizado a favor de um Hospital, que julgamos ser da Misericórdia, em Porto de Mós.
Visita da imagem de Nossa Senhora de Fátima à freguesia do Juncal
Encerramento do Ano Santo em 1951, a imagem percorreu todas as freguesias da diocese
Patronato do Juncal
Foi escola de valores e mestria para muitas mulheres da freguesia do Juncal (anos 40, sec XX)
Missa nova do padre Ventura.
Padre Benevenuto Dias e padre Morgado.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.