Foi lançado, na página Facebook da paróquia do Juncal, um desafio de partilha de fotos antigas, de um passado mais ou menos recente. Surpreendentemente, surgiram centenas de fotos, que “movimentaram” os paroquianos a irem ao baú, em busca de registos.
Podemos afirmar que, apesar do distanciamento a que estamos votados, houve encontro, encontro de pessoas, de gerações, de memórias, de saudades…
Analisando as fotos e comentários, podemos também concluir que a Igreja, foi e é um elemento congregador da comunidade. Foi no passado através de grupos e movimentos existentes, como o Patronato, o Grupo de Teatro, a Ação Católica, a Cruzada Eucarística, as festas do padroeiro, a catequese… É também de realçar que houve (e ainda há!) pessoas que se dedicavam à comunidade, como catequistas, beneméritos, impulsionadores e organizadores de eventos, párocos, etc… que marcaram toda a história desta paróquia.
Algo que nos surpreendeu, e nos faz refletir, foi a participação de muitos jovens, que foram em busca de fotos dos pais, avós, bisavós, e nos foram enviando, muitos deles nem moram no Juncal. Há laços que nunca se quebram e desta vez foi mesmo notório.
Acima de tudo, sensibilizou-nos a gratidão que nos foi transmitida por tal iniciativa, demonstrando a importância deste tipo de “movimento”, mais ainda em tempos como o que estamos a viver. É sempre bom recordar o passado, não por mero saudosismo, mas para trazer à memória o que fomos e fortalecer em nós o desejo de viver e continuar a escrever as páginas da nossa história … e Deus participa nela… e a faz melhor!