Juncal “viaja ao passado” em tempo de confinamento

Muitos paroquianos, muitos deles morando longe, quiseram partilhar as suas fotos, onde de imediato se identificavam, quer pessoas que ainda vivem, quer muitos outros que já partiram e deixaram saudades.

Tudo teve inicio num dia de arrumações na casa paroquial do Juncal… foi encontrado um CD, contendo fotos de um passado mais ou menos recente. Logo surgiu a ideia de as partilhar na página da paróquia pois, decerto, haveria muitas pessoas que não as teriam e gostariam de ver. Da partilha ao lançamento de um desafio foi um saltinho… “e se desafiássemos as pessoas a ir ao baú e a partilhar as suas fotos?”. 

Este tempo de pandemia, em que nos vemos obrigados ao confinamento, ao isolamento, à privação de celebrações, festas e tudo o que é comunitário, e que move e dá vida à Paróquia, poderia ser propício a recordar tempos passados em que tudo isso nos era permitido, e a página da paróquia funcionaria como que “uma exposição virtual” de todas as fotos.

O desafio foi lançado, e surpreendentemente teve imensa participação. Muitos paroquianos, muitos deles morando longe, quiseram partilhar as suas fotos, onde de imediato se identificavam, quer pessoas que ainda vivem, quer muitos outros que já partiram e deixaram saudades. Assim se faz história, e a história de uma comunidade paroquial faz-se com todos o que de algum modo dela participaram.

Foram endereçados ao padre António, promotor do desafio, imensos comentários e mensagens, agradecendo a ideia, a forma como o fez, elogiando o facto de com estes pequenos gestos, aproximar os paroquianos, e não deixar apagar as memórias que nos unem como comunidade.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.