Tudo teve inicio num dia de arrumações na casa paroquial do Juncal… foi encontrado um CD, contendo fotos de um passado mais ou menos recente. Logo surgiu a ideia de as partilhar na página da paróquia pois, decerto, haveria muitas pessoas que não as teriam e gostariam de ver. Da partilha ao lançamento de um desafio foi um saltinho… “e se desafiássemos as pessoas a ir ao baú e a partilhar as suas fotos?”.
Este tempo de pandemia, em que nos vemos obrigados ao confinamento, ao isolamento, à privação de celebrações, festas e tudo o que é comunitário, e que move e dá vida à Paróquia, poderia ser propício a recordar tempos passados em que tudo isso nos era permitido, e a página da paróquia funcionaria como que “uma exposição virtual” de todas as fotos.
O desafio foi lançado, e surpreendentemente teve imensa participação. Muitos paroquianos, muitos deles morando longe, quiseram partilhar as suas fotos, onde de imediato se identificavam, quer pessoas que ainda vivem, quer muitos outros que já partiram e deixaram saudades. Assim se faz história, e a história de uma comunidade paroquial faz-se com todos o que de algum modo dela participaram.
Foram endereçados ao padre António, promotor do desafio, imensos comentários e mensagens, agradecendo a ideia, a forma como o fez, elogiando o facto de com estes pequenos gestos, aproximar os paroquianos, e não deixar apagar as memórias que nos unem como comunidade.