Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ)

O SDPJ Leiria-Fátima recomenda que cada jovem inscrito faça, no dia 2 de outubro, um autoteste à Covid-19, para sua proteção e proteção de todos os inscritos e envolvidos no Cuméquié? Pastorinhos por um dia.
Para fazer as honras da casa, o COD (Comité Organizador Diocesano) de Leiria-Fátima vai dinamizar a oração do Terço do dia 28 de agosto, que contará com a participação dos jovens da Diocese e dos Comités Organizadores Vicariais (COV).
O júri, constituído pelo Maestro Jorge Narciso, Diana Costa e P. André Baptista, selecionaram os jovens, analisando a parte técnica e também o serviço pastoral que prestam a nível paroquial e diocesano.
Os cerca de 20 membros que compõem as duas equipas, que agora se uniram para trabalhar com ainda mais proximidade e interrelação, tiveram oportunidade de refletir sobre o ano anterior e planificar o próximo ano com base na avaliação feita.
O fim de semana de 24 e 25 de julho foi dedicado ao serviço missionário e três grupos da nossa diocese deixam o seu testemunho dos momentos passados junto da população mais velha das suas paróquias.
Esta reunião, adiada algumas vezes devido à pandemia, teve lugar, pela primeira vez presencialmente, no Seminário Diocesano de Leiria e contou com cerca de 25 participantes, das diversas vigararias e de alguns movimentos de formação cristã, da Diocese de Leria-Fátima.
O projecto "Faz Missão" tem a particularidade de se enquadrar no primeiro Dia Mundial dos Avós e Idosos (25 de julho) pelo que pretende também pôr os jovens em interacção com os idosos, acolhendo deles histórias e testemunhos de vida inspiradores.
O grupo deste ano era composto por jovens das paróquias da Azoia, Bajouca, Aljubarrota, Juncal, Pedreiras e Cruz da Légua, que antes deste encontro presencial, já tinham participado num percurso online com alguns desafios e uma reunião.
Às 21h30 do dia 25 de junho, no Seminário de Leiria, para todos os que quiserem participar presencialmente, e no Facebook para quem quiser acompanhar a transmissão online. Especialmente desta vez, insistimos que venhas celebrar connosco, presencialmente, este bonito luar de encontro com Cristo.
A visita a Lisboa terminou na Sé de Lisboa, onde se reuniram para celebrar a Eucaristia, junto dos Símbolos da JMJ, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani.
Para fazer parte deste projeto, o candidato deve saber ler música, ter entre 15 e 30 anos à data de agosto de 2023 e vontade de fazer parte de um projeto musical único.
As indicações são simples: no dia 23 de maio, às 18h30, juntamo-nos na Capelinha das Aparições para rezar o terço.
As canções que já estavam apuradas em fevereiro vão manter-se em concurso e vão ter oportunidade para alterar o que entenderem para esta nova data.
A iniciativa está também em sintonia com o apelo do Papa Francisco que convida, em maio, a uma maratona de oração pelo fim da pandemia.
Entre cada um dos testemunhos, os jovens eram convidados a refletir sobre o que tinham ouvido e, por fim, a partilhar uns com os outros algumas dessas reflexões.
Num serão e numa reunião informais, os Comités Organizadores tiveram oportunidade de se conhecer, cruzar informações, inquietações e muitas expetativas.
No caso da diocese de Leiria-Fátima, existe um formulário renovado para fazer as encomendas, em http://produtosoficiaisjmj.sdpjleiria.com. Esta necessidade de renovação impõs-se pela crescente procura e pela diversidade de produtos oficiais que vão sendo lançados.
Sugere-se que estes encontros possam substituir o encontro dos catequistas com o seu grupo Say Yes (neste caso, o Encontro 3 – Reconhecer, da Etapa 8). Deste modo, poderão calendarizar as suas atividades, tendo em conta esta oferta.
Reuniram-se para o Encontro 0, em que partilharam motivações e expetativas para aquele que vai ser o grande encontro de jovens.
O serão de sábado foi da responsabilidade do Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ) e dos Pioneiros e Caminheiros da Região de Leiria-Fátima.