A caminho: logotipo da JMJ vai visitar as vigararias da Diocese

A primeira vigararia a receber o Logo a caminho é a vigararia da Batalha, que já tem planeado o itinerário que este símbolo fará para dar a conhecer às várias comunidades paroquiais.

Começam já no dia 23 de setembro de 2021 as visitas do logo da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 às várias paróquias da nossa diocese.

A primeira vigararia a receber o Logo a caminho é a vigararia da Batalha, que já tem planeado o itinerário que este símbolo fará para dar a conhecer às várias comunidades paroquiais o “rosto” da nossa Jornada Mundial da Juventude.

Além deste objetivo, a visita do logo pretende também sensibilizar as paróquias, sobretudo os seus líderes, para a necessidade de cuidar da evangelização dos jovens durante e para além do percurso da catequese e reconhecer na JMJ Lisboa 2023 uma oportunidade e um incentivo.

Após a visita à vigararia da Batalha, o logo passará pelas vigararias de Porto de Mós, Leiria, Fátima, Milagres, Monte Real, Marinha Grande, Ourém e Colmeias, até junho de 2022. A transição para a vigararia seguinte realizar-se-à sempre após o dia 23 de cada mês, para que todas possam marcar o dia 23, dia JMJ, de alguma forma.

Durante as visitas do Logo a caminho, estão previstas várias propostas paroquiais e vicariais, que convidam os jovens e toda a restante comunidade a conhecer a Jornada Mundial da Juventude através do logo, que poderão ter lugar em assembleias paroquiais, missas vespertinas e dominicais, encontros de catequese, entre outros.

Apesar de esta ser uma iniciativa do COD (Comité Organizador Diocesano) e de a sua presença acontecer em todas as vigararias, os COV (Comités Organizadores Vicariais) são os responsáveis por organizar as propostas vicariais e paroquiais, numa forma de aproximar os jovens aos seus líderes e de haver um acompanhamento local na preparação para a Jornada Mundial da Juventude.

A Vitamina 23 deste mês de setembro, iniciativa que marca todos os dias 23 até à JMJ Lisboa, coincide com o lançamento do Logo a caminho e por isso realiza-se inteiramente na paróquia da Calvaria, vigararia da Batalha, com uma celebração de entrega do logo e uma apresentação deste símbolo e da Jornada Mundial da Juventude aos jovens daquela comunidade paroquial.

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.