Serviço Diocesano da Catequese (SDC)

setembro, domingo, das 15h às 18h, na Aula Magna do Seminário Diocesano de Leiria.
Está já elaborado o Plano e programa para 2021+22 e o Calendário das Atividades, assim como o documento para o Planeamento das Catequeses e a Agenda do Catequista.
Na Escola Diocesana Razões da Esperança decorrerá a formação inicial "Ser Catequista" e a cadeira de Pedagogia da Fé do Curso Geral de Catequistas.
O Curso Geral realiza-se em duas etapas de sete dias cada uma, em dois anos consecutivos, sempre uma semana no final do mês de Agosto.
Dia 28 de maio, sexta-feira, às 21h, o Serviço Diocesano de Catequese de Leiria-Fátima promove um encontro de formação online para a apresentação dos projetos da Catequese Familiar e da Escola Paroquial de Pais.
As formações serão online. Entretanto serão disponibilizados os formulários para a inscrição nas salas zoom.
O Serviço Diocesano de Catequese preparou uma proposta para viver um tempo de encontro com Jesus. Os materiais estão disponíveis para crianças e adolescentes, também em formato editável para poderem ser livremente usados e adaptados.
Sugere-se que, se possível, possa também ser vivida uma ligação/partilha nas celebrações comunitárias da Eucaristia, com construção do “Canto da Palavra” na igreja em diversos momentos da celebração.
Nas atuais circunstâncias, marcados pela pandemia, e na impossibilidade de reunir os catequistas das dioceses de Leiria-Fátima, Lisboa, Portalegre - Castelo Branco, Santarém e Setúbal da forma habitual, em Fátima, o programa foi adaptado para que a formação decorra pelos meios digitais.
Infelizmente, o atual estado de pandemia não permite a realização deste Encontro.
A catequese continuará em regime presencial onde for possível observar as exigências sanitárias; de contrário, pode ser por via digital ou cancelada.
O documento divulgado tem dois esquemas: um para ser realizado na catequese, outro para ser vivido em família.
No sábado 19 de dezembro, das 9h30 às 12h00, no Seminário de Leiria, vai decorrer uma formação para os catequistas/animadores de grupos de adolescentes que vão orientar grupos com o projeto Say Yes.
Partindo do texto do Evangelho de São Lucas, que narra o encontro de Cristo ressuscitado com os discípulos de Emaús, e acompanhando a Carta Pastoral de D. António Marto para este biénio pastoral, a reflexão procurou ajudar a aprofundar o tema da Eucaristia.
«À mesa com Jesus» Sábado, 28 de novembro, 9h30 às 12h30, Seminário de Leiria
Em cada semana, as crianças e adolescentes recebem uma mensagem que liga a caminhada litúrgica do Advento e Natal ao mistério da Eucaristia.
Na mensagem para este Dia, o Papa Francisco começa por afirmar que “a pobreza assume sempre rostos diferentes, que exigem atenção a cada condição particular.
O atual estado de pandemia, e a proibição de circulação entre concelhos nessa data, não tornam possível a realização deste encontro de catequistas. Também é incerta a realização da atividade.
Este esquema foi pensado para as reuniões dos catequistas ao longo dos próximos dois anos.
Duas horas antes de cada videoconferência os participantes recebem um link com os códigos para acederem às sessões. Nas páginas do Facebook e do Youtube da Educação Cristã também será possível acompanhar os trabalhos das JNC2020.