O Serviço Diocesano da Catequese acaba de publicar uma proposta para o Domingo da Palavra, que será celebrado no próximo dia 24 de janeiro. O documento divulgado tem dois esquemas: um para ser realizado na catequese, outro para ser vivido em família.
Recorde-se que o Domingo da Palavra foi instituído pelo Papa Francisco em setembro de 2019 através a Carta Apostólica sob forma de Motu Proprio “Aperuit illis”, em que estabeleceu que “o III Domingo do Tempo Comum seja dedicado à celebração, reflexão e divulgação da Palavra de Deus”. Este é o segundo ano em os cristãos são convidados a viver o domingo “como um dia solene”, sugerindo-se que “na celebração eucarística, se possa entronizar o texto sagrado, de modo a tornar evidente aos olhos da assembleia o valor normativo que possui a Palavra de Deus”.
Por a Diocese estar a celebrar um biénio dedicado à Eucaristia, é dada uma atenção ainda mais especial a este dia. O próprio cardeal D. António Marto, na sua carta pastoral “Eucaristia, Encontro e Comunhão com Cristo e os Irmãos” escreve que “deverá também solenizar-se em cada paróquia o Domingo da Palavra de Deus com iniciativas ousadas”.