Serviço Diocesano lembra que a catequese é para continuar

A catequese continuará em regime presencial onde for possível observar as exigências sanitárias; de contrário, pode ser por via digital ou cancelada.

Com a entrada num novo período de confinamento, que se prolonga até ao dia 30 de janeiro, o Serviço Diocesano de Catequese divulgou o Comunicado do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa sobre o novo confinamento, no qual se refere a questão da Catequese, afirmando, no º 3:
“A catequese continuará em regime presencial onde for possível observar as exigências sanitárias; de contrário, pode ser por via digital ou cancelada. Recomendamos ainda que outras atividades pastorais se realizem de modo digital ou sejam adiadas.”

No seguimento desse documento, salientam-se alguns tópicos que devem ser considerados nesta área pastoral:

“A catequese continuará em regime presencial”

Assim, não há obrigatoriedade de cancelar os encontros presenciais de catequese, que podem/devem manter-se sempre que os espaços e demais condições assim o permitirem.

Pode ser por via digital”

No caso de não ser possível realizar os encontros presenciais, sejam feitos por via digital, apostando sempre num acompanhamento próximo das crianças ou adolescentes e suas famílias. Recorda-se que os catecismos da infância têm sempre uma proposta, em cada catequese, chamada “Em Família” que, para além de uma síntese da catequese, procura envolver os pais na caminhada dos filhos.

As paróquias/grupos que não estão a fazer catequese familiar ou as catequeses online podem encontrar nessa proposta “Em Família” uma forma de dinamizar os grupos durante este tempo de confinamento.

“… ou cancelada”

Em último caso, não havendo possibilidade de ser realizada presencialmente, nem por via digital, poderá ser cancelada. Neste caso, continuando com o princípio essencial de acompanhamento, será bom que se possam enviar propostas para os catequizandos/famílias realizarem em casa, tendo em conta a caminhada catequética que o grupo está a viver, podendo privilegiar a escuta da Palavra, a oração pessoal e familiar.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.