O último momento da Festa da Fé, realizado ao final da tarde de domingo, 17 de junho, foi a geminação entre as paróquias da Diocese de Leiria-Fátima, mediante sorteio realizado na praça Paulo VI, na área do mapa gigante onde estavam expostas as bandeiras e maquetas das igrejas paroquiais.
O objetivo foi “fomentar a comunhão eclesial na Diocese, mediante a aproximação de paróquias que são constituídas como «irmãs», para que, no conhecimento mútuo e na partilha, possam fortalecer-se na «arte de viver hoje a fé» e de serem testemunhas da «alegria de ser Igreja em missão»”. De certa forma, dar continuidade ao espírito desta Festa da Fé.
O momento foi inédito e original, pelo que várias centenas de pessoas não quiseram perder a oportunidade de assistir. D. António Marto segurou o saco onde 73 papelinhos foram colocados, com os nomes de outras tantas paróquias da Diocese (S. Pedro e S. João consideram-se unidas em Porto de Mós, bem como S. Vicente e N.ª Sr.ª dos Prazeres se consideram unidas em Aljubarrota). Duas crianças foram chamadas a tirar as sortes e o padre Cristiano Saraiva, presidente da comissão organizadora da Festa da Fé, foi anunciando os pares. Várias curiosidades aconteceram, como saírem duas paróquias com o mesmo pároco, ou uma paróquia com um pároco natural da outra, mas a maioria ditou a geminação entre comunidades bem distintas, tanto que alguns paroquianos de uma iam perguntando onde ficava a outra. Como o número era ímpar, as três últimas ficaram juntas.
Os representantes de cada par de comunidades geminadas assinaram no local uma “Carta de Compromisso”, que ditava: “Aos dezassete dias do mês de junho do ano de dois mil e dezoito, em Leiria, durante a «Festa da Fé – Alegria de ser Igreja», celebração que culmina as comemorações do Centenário da Restauração da Diocese, as paróquias abaixo indicadas formalizam entre si a presente geminação, assumindo o compromisso de dar continuidade à memória de futuro deste Centenário, de estimular a partilha pastoral, de prolongar a consciência de pertença à comunidade diocesana e de desenvolver a dinâmica missionária entre as paróquias geminadas”. O documento vinha já ratificado com a assinatura do Bispo Diocesano.
A primeira “missão” da geminação era levarem para casa a maqueta “trocada” das suas igrejas. Isso obrigará a que combinem depois como fazer para que regressem ao local de origem. Mas a ideia é não ficarem por aí: a cada comunidade foi entregue um envelope com as “instruções”, indicando o sentido, os objetivos e algumas propostas de ação, visando o “intercâmbio e cooperação nas diversas áreas da evangelização, da liturgia e da caridade, podendo abranger outros domínios de cooperação de ordem técnica, ou até económica, com o objetivo de elevar a qualidade da vida cristã das comunidades paroquiais envolvidas”.
Os objetivos concretos são também aí enumerados: “Dar continuidade à «memória de futuro» nas paróquias, após a Festa da Fé; Estimular a partilha pastoral entre as paróquias; Prolongar a consciência de pertença à comunidade diocesana; Desenvolver a dinâmica missionária dentro da Diocese”.
Para tal, sugere-se a promoção de ações em conjunto, como visitas, celebrações, reuniões, jornadas, partilha de conhecimentos e experiências locais, trabalho pastoral coordenado, e o mais que a imaginação suscitar, podendo chegar à “partilha mútua de bens materiais e experiências humanas”.
Resta indicar o que todos querem saber… a lista das paróquias geminadas! Cá fica:
ALBERGARIA DOS DOZE + COIMBRÃO
ALBURITEL + SEIÇA
ALCARIA + ARRIMAL
ALJUBARROTA + BIDOEIRA
ALPEDRIZ + NOSSA SENHORA DAS MISERICÓRDIAS – OURÉM
ARRABAL + SÃO BENTO
ATOUGUIA + BARREIRA
AZOIA + MENDIGA
BAROSA + CORTES
BATALHA + OLIVAL
BOA VISTA + CAXARIAS
CALVARIA + SERRO VENTOSO
CARANGUEJEIRA + ALQUEIDÃO DA SERRA
CARNIDE + SERRA DE SANTO ANTÓNIO
CERCAL + PORTO DE MÓS
COLMEIAS + ORTIGOSA
CRUZ DA AREIA + AMOR
ESPITE + FORMIGAIS
GONDOMARIA + MIRA DE AIRE
JUNCAL + SANTA CATARINA DA SERRA
LEIRIA + VIEIRA DE LEIRIA
MACEIRA + MONTE REDONDO
MARRAZES + ALVADOS
MATAS + MINDE
MEIRINHAS + FÁTIMA
MILAGRES + FREIXIANDA
NOSSA SENHORA DA PIEDADE – OURÉM + RIO DE COUROS
PARCEIROS + SOUTO DA CARPALHOSA
PATAIAS + PEDREIRAS + RIBEIRA DO FÁRRIO
POUSOS + BAJOUCA
REGUEIRA DE PONTES + URQUEIRA
REGUENGO DO FETAL + MEMÓRIA
S. SIMÃO DE LITÉM + MARINHA GRANDE
SANTA EUFÉMIA + CASAL DOS BERNARDOS
SÃO MAMEDE + MONTE REAL
VERMOIL + CARVIDE
O próximo ano pastoral revelará o resultado destas “somas”…
Luís Miguel Ferraz
Reportagens fotográficas: Dia 15 – Dia 16 – Dia 17