Peregrinações vicariais começam com Fátima e Ourém

É já no próximo sábado, dia 12 de novembro, que a vigararia de Fátima faz a sua peregrinação ao Santuário da Cova da Iria. No sábado seguinte, dia 19 de Novembro, será a vez da vigararia de Ourém. São as duas primeiras das nove celebrações que substituirão, este ano, a tradicional peregrinação diocesana a Fátima.

 

 

 

Conforme tem sido anunciado, uma das grandes iniciativas pastorais deste segundo ano do biénio dedicado a Nossa Senhora são as peregrinações vicariais ao Santuário de Fátima. Na carta pastoral “Maria, Mãe de Ternura e de Misericórdia”, D. António Marto sublinha a importância deste momento, como movimento de resposta das comunidades à visita feita pela Imagem Peregrina de Fátima, durante o ano pastoral transacto. “No segundo ano do biénio, cada vigararia fará a sua peregrinação a Fátima, para retribuir a visita da Senhora Peregrina”, escreve o Bispo diocesano. E na Assembleia Diocesana de início deste ano pastoral frisou que este deverá ser um “momento de vivência espiritual para a revisão de vida, alimentar a fé e fazer experiência de Igreja”, pedindo que a peregrinação seja bem preparada e realizada, procurando-se a participações alargada dos fiéis.

Cada uma destas nove peregrinações será presidida por D. António Marto e incluirá um momento de encontro que substitui, assim, as assembleias vicariais que têm sido organizadas anualmente com a presença do Bispo. Também a tradicional peregrinação diocesana anual no 5.º domingo da Quaresma não se realizará este ano, excepcionalmente, sendo todos os fiéis convidados a integrar a peregrinação da respectiva vigararia, com o mesmo sentido de celebração em unidade com a Diocese e o seu Bispo. Por outro lado, é reforçado o convite a juntarem-se aos milhares de peregrinos que irão estar no Santuário nos dias 12 e 13 de maio de 1917, com o Papa Francisco, a celebrar o Centenário das Aparições de Nossa Senhora aos Pastorinhos.

Recordamos, ainda, o apelo dos serviços diocesanos a que os participantes nas peregrinações vicariais não se desloquem a pé, de modo a estarem “em boas condições físicas” para participar em todo o programa proposto. Deverão privilegiar os transportes de autocarro, “promovendo o espírito de peregrinação comunitária”, reservando para outra data uma eventual peregrinação a pé que cada comunidade queira organizar.

 

Vigararia de Fátima

A primeira vigararia a realizar a sua peregrinação será a de Fátima, onde se incluem as paróquias da Atouguia, de Fátima, de Santa Catarina da Serra e de São Mamede. Será no próximo sábado, dia 12 de novembro, com o seguinte programa geral:

16h00 – Saudação a Nossa Senhora, na Capelinha das Aparições

16h30 – Encontro de formação sobre a Mensagem de Fátima, no Salão do Bom Pastor, no Centro Paulo VI

18h30 – Celebração da Eucaristia, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário

20h00 – Jantar partilhado, no Albergue do Peregrino a Pé

21h30 – Oração do Rosário, na Capelinha, seguida de procissão de velas

23h00 – Vigília de Oração Eucarística, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário

 

Vigararia de Ourém

No sábado seguinte, dia 19 de novembro, será a vez das paróquias da vigararia de Ourém: Alburitel, Casal dos Bernardos, Caxarias, Cercal, Formigais, Freixianda, Gondemaria, Nossa Senhora das Misericórdias, Nossa Senhora da Piedade, Olival, Ribeira do Fárrio, Rio de Couros, Seiça e Urqueira.

O programa geral da peregrinação será o seguinte:

16h00 – Concentração, junto à Basílica da Santíssima Trindade

16h30 – Evocação do Ano Santo da Misericórdia

18h00 – Evocação dos Pastorinhos, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário

18h30 – Celebração da Eucaristia, presidida pelo Bispo diocesano

20h00 – Jantar partilhado, no Albergue do Peregrino a Pé

21h30 – Oração do Rosário, na Capelinha das Aparições

23h00 – Adoração Eucarística, orientada pela Equipa Vicarial de Jovens

A Pastoral Juvenil da Vigararia de Ourém preparou ainda um programa específico para jovens a partir dos 15 anos (10.º ano de catequese, crismandos e grupos de jovens), com a concentração às 14h30, no parque de autocarros de Aljustrel. Juntar-se-ão ao restante grupo, a partir da Missa das 18h30. Pede-se a inscrição dos interessados, até ao dia 13 deste mês, para o email evj.ourem@gmail.com.

 

Datas para 2017

As restantes vigararias irão realizar as suas peregrinações no ano de 2017, nas seguintes datas:

4 de fevereiro – Vigararia das Colmeias

18 de fevereiro – Vigararia da Batalha

4 de março – Vigararia dos Milagres

11 de março – Vigararia de Porto de Mós

18 de março – Vigararia da Marinha Grande

25 de março – Vigararia de Monte Real

1 de abril – Vigararia de Leiria

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.