Serviço Diocesano da Catequese (SDC)

Nos dias 22 e 23 de outubro realizam-se, em Fátima, as Jornadas Nacionais de Catequistas 2022.
No início de um novo ano pastoral, a 9 de outubro de 2022, domingo, das 15h às 18h, na Aula Magna do Seminário de Leiria, vai realizar-se o Encontro Diocesano de Catequistas com o tema «O Ministério do Catequista» orientado pelo Bispo diocesano, D. José Ornelas Carvalho.
 «O Educador cristão, um guia no caminho», é o título da Nota Pastoral da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, para a Semana nacional da Educação Cristã que decorre de 2 a 9 de outubro.
Este ano o Curso de Introdução à Missão de Catequista decorrerá apenas durante uma manhã de sábado, no Seminário em Leiria.
Destina-se aos catequistas da vigararia de Fátima, aberto a catequistas de todas as dioceses, havendo a possibilidade de tomar as refeições e de pernoitar no Centro Catequético.
Com o tema «O Ministério do Catequista», orientado pelo Bispo diocesano, D. José Ornelas Carvalho.
No sábado, 24 de setembro, das 9h30 às 12h30, no seminário de Leiria, haverá um encontro para a apresentação da Etapa 14 – JMJ Cracóvia 2016.
Na Escola Diocesana Razões da Esperança, às terças-feiras, a um ritmo quinzenal, das 21h às 23h. Abertura a 27 de setembro de 2022.
Na Escola Diocesana Razões da Esperança, às terças-feiras, a um ritmo quinzenal, das 21h às 23h. Abertura a 27 de setembro de 2022.
Além do Plano e programa para 2022+23, com o respetivo Calendário das Atividades, apresenta-se também o documento para o Planeamento das Catequeses, a Agenda do Catequista, e uma proposta de itinerário de oração, reflexão e partilha a partir do tema do ano.
A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) aprovou, em abril deste ano, o «Itinerário de iniciação à vida cristã das crianças e dos adolescentes com as famílias», recentemente publicado na Revista Lumen, órgão oficial da CEP. 
Também está a ser preparado com o Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil um dia de atividade na receção dos símbolos da JMJ.
Não deixes passar a oportunidade de participar com o teu grupo nesta atividade com as crianças do 3º e 4º catecismo, em Leiria, a 16 de junho de 2022, quinta-feira, dia de Corpo de Deus, integrada na celebração diocesana em Leiria.
Será a oportunidade para fazer festa com as crianças, ao mesmo tempo que procura ajudar a aprofundar o mistério celebrado na Eucaristia.
Ainda não tinham soado as 9h00 da manhã e já o Santuário de Fátima se enchia das cores da JMJ Lisboa 2023: verde, vermelho e amarelo. Explicou o padre André Batista, coordenador do Comité Organizador Diocesano de Leiria-Fátima, que “este encontro foi uma excelente oportunidade para dar a conhecer a JMJ nas suas diversas dimensões”. 
Os cerca de 1200 participantes no ENDIAD correspondem aos 116 grupos inscritos que são provenientes de mais de metade das paróquias da Diocese. Para ajudar na organização o SDC conta com a ajuda de inúmeros voluntários.
O Encontro Diocesano de Adolescentes de Leiria-Fátima vai realizar-se a 7 de maio, sábado, em Fátima, e as inscrições decorrem até ao dia 20 deste mês de abril.
A organização procura o apoio de um grupo de catequistas/animadores voluntários que não vão acompanhar os grupos. 
A proposta pode ser descarregada em vários formatos.