Serviço de Catequese publica materiais para o Dia Mundial dos Pobres

Na continuidade dos últimos anos, o Serviço Diocesano de Catequese procura fomentar a vivência do Dia Mundial dos Pobres com as crianças e adolescentes da catequese e as suas famílias.

“Jesus Cristo fez-se pobre por vós” (cf. 2Cor, 8, 9) é o tema escolhido pelo Papa Francisco para 6.º Dia Mundial dos Pobres, que ocorre a 13 de novembro de 2022. O Papa, na sua mensagem para este Dia, quer provocar e abanar as nossas consciências, para que não deixemos de olhar para a nossa situação atual, reconhecendo as diversas pobrezas que nos cercam, sabendo que há uma pobreza má, uma «pobreza que mata», que é a miséria, filha da injustiça, da exploração, da violência e da iníqua distribuição dos recursos, mas há também a «pobreza libertadora», que se apresenta como uma opção responsável que exclui o supérfluo e aposta no essencial.

Escreve o Papa Francisco: «A riqueza de Jesus é o seu amor, que não se fecha a ninguém mas vai ao encontro de todos, sobretudo de quantos estão marginalizados e desprovidos do necessário. Por amor, despojou-Se a Si mesmo e assumiu a condição humana. Por amor, fez-Se servo obediente, até à morte e morte de cruz. Por amor, fez-Se «pão de vida», para que a ninguém falte o necessário, e possa encontrar o alimento que nutre para a vida eterna.»

Na continuidade dos últimos anos, o Serviço Diocesano de Catequese lança a presente proposta (http://l-f.pt/Yr3O) que procura fomentar a vivência do Dia Mundial dos Pobres com as crianças e adolescentes da catequese e as suas famílias, promover a interação da catequese com os serviços caritativos locais, e preparar a vivência da campanha para o tempo de Advento.

A proposta tem os seguintes passos:

  1. Preparação da proposta, escolhendo o movimento caritativo ou instituição de solidariedade a que possa ser entregue a recolha de bens, e os bens a recolher;
  2. Lançamento da campanha a 13 de novembro;
  3. Recolha/entrega dos bens a 20 de novembro, e lançamento da Campanha de Advento;
  4. Início da Campanha de Advento a 27 de novembro.

Proposta para o Dia Mundial dos Pobres: http://l-f.pt/Yr3O
Mensagem do Papa Francisco: http://l-f.pt/Er8n

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress